Deck de madeira da Praia do Forte em Cabo Frio passará por reforma
Estrutura deteriorada já ocasionou acidentes com visitantes
A prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, anunciou nesta terça-feira (23) o início do processo de licitação para a contratação da empresa responsável pela reforma do deck de madeira localizado na orla da Praia do Forte.
Devido às condições precárias da estrutura, que apresenta madeiras quebradas, buracos e corrimões comprometidos, a área foi interditada por medidas de segurança em novembro de 2022. A interdição abrange o trecho entre o número 890 da Avenida Macário Pinto Lopes até o posto de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros.
O valor do contrato para a realização da obra está estipulado em R$ 1,5 milhão, e o prazo previsto para o processo de licitação é de 30 dias.
Moradores e turistas lamentam situação do local
A situação do deck de madeira da Praia do Forte tem preocupado moradores e turistas. Suelly Câmara, moradora da cidade, lamentou a situação e ressaltou o perigo que a estrutura representa: “É muito triste ver um lugar tão bonito desse jeito. Essa situação da orla é crítica e já está fazendo aniversário. Além de ser um risco muito grande, a qualquer momento você pode se machucar. Dá pra ver que o deck está se deteriorando”.
Outro local que também enfrenta abandono em Cabo Frio é o Mirante do Morro do Arpoador, conhecido como Mirante do Canto do Forte. Em abril de 2020, a prefeitura anunciou uma obra de R$ 2,9 milhões no local, mas até o momento, nada foi realizado. A área foi interditada em junho do ano passado após uma vistoria da Defesa Civil.
Nossa equipe de reportagem esteve no local nesta quarta-feira (24) e constatou a presença de muito lixo, mato alto, estruturas de madeira soltas e diversos filhotes de gatos. O turista Belvan Hack, que está na cidade a passeio, desabafou: “As praias são lindas, mas com alguns problemas ambientais como muito lixo e animal solto. O que não combina com uma cidade turística”.
É necessário um investimento urgente na revitalização dessas áreas turísticas de Cabo Frio, a fim de garantir a segurança dos visitantes e preservar a beleza natural do local.