Sign In

Cabo Frio: Bairro Praia do Siqueira receberá fundos para melhorias no sistema de saneamento

Cabo Frio vai receber verba para obras de saneamento no bairro Praia do Siqueira

Cabo Frio receberá verba milionária para obras de saneamento

No último dia 14 de dezembro, a cidade de foi beneficiada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ) com a aprovação de recursos para a realização de obras de saneamento no bairro Praia do Siqueira. O valor aprovado foi de R$ 1.710.029,02 e será destinado à continuidade das obras da rede separativa de esgoto, que já foram parcialmente realizadas pela Concessionária Prolagos.

A verba foi aprovada durante reunião da plenária do CBHLSJ e faz parte do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) para o período de 2023 a 2027. Após os trâmites administrativos internos, o projeto passará por adequação do Executivo e posteriormente será analisado pela Prolagos, com o objetivo de garantir a universalização do sistema coletor de esgoto. A expectativa é de que as obras tenham início no segundo semestre de 2024.

Benefícios para

A liberação dessa verba é motivo de comemoração para a cidade de Cabo Frio. Ao acelerar a construção da rede separatista de esgoto, essas obras contribuirão diretamente para a melhoria da saúde da lagoa e, consequentemente, beneficiarão a pesca e o turismo local.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, ressaltou a importância dessa conquista para a cidade: “Estamos muito felizes com mais essa conquista para Cabo Frio. Essa verba será fundamental para acelerar a construção da rede separatista e melhorar ainda mais a saúde da lagoa e, consequentemente, a pesca e o turismo local”.

CBHLSJ: o que é e como atua?

O Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ) é uma entidade colegiada vinculada ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI-RJ). Com atribuições consultivas, normativas e deliberativas em nível regional, o CBHLSJ integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRHI), de acordo com a Lei Estadual nº 3.239/99.

Instituído em 2004, o CBHLSJ tem área de atuação abrangendo integralmente os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. Além disso, parcialmente, também engloba Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Maricá, Rio Bonito e Rio das Ostras.

O Comitê conta com a representação dos municípios por meio de Subcomitês, Câmaras Técnicas (CTs) e Grupos de Trabalho (GTs), que têm como objetivo debater e apresentar as principais demandas, problemas e prioridades relacionadas à gestão dos recursos hídricos de cada localidade.

A participação das cidades é essencial para que o CBHLSJ possa discutir e propor soluções efetivas para o gerenciamento dos recursos hídricos, garantindo assim a preservação e melhor qualidade das águas das regiões representadas.

Fotos:

Imagem 1: [insira aqui a descrição da imagem]

Imagem 2: [insira aqui a descrição da imagem]
Texto alternativo para a imagem 2

Imagem 3: [insira aqui a descrição da imagem]
Texto alternativo para a imagem 3

Imagem 4: [insira aqui a descrição da imagem]
Texto alternativo para a imagem 4

Imagem 5: [insira aqui a descrição da imagem]
Texto alternativo para a imagem 5

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques