Cabo Frio receberá verba milionária para obras de saneamento
No último dia 14 de dezembro, a cidade de Cabo Frio foi beneficiada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ) com a aprovação de recursos para a realização de obras de saneamento no bairro Praia do Siqueira. O valor aprovado foi de R$ 1.710.029,02 e será destinado à continuidade das obras da rede separativa de esgoto, que já foram parcialmente realizadas pela Concessionária Prolagos.
A verba foi aprovada durante reunião da plenária do CBHLSJ e faz parte do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) para o período de 2023 a 2027. Após os trâmites administrativos internos, o projeto passará por adequação do Executivo e posteriormente será analisado pela Prolagos, com o objetivo de garantir a universalização do sistema coletor de esgoto. A expectativa é de que as obras tenham início no segundo semestre de 2024.
Benefícios para Cabo Frio
A liberação dessa verba é motivo de comemoração para a cidade de Cabo Frio. Ao acelerar a construção da rede separatista de esgoto, essas obras contribuirão diretamente para a melhoria da saúde da lagoa e, consequentemente, beneficiarão a pesca e o turismo local.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, ressaltou a importância dessa conquista para a cidade: “Estamos muito felizes com mais essa conquista para Cabo Frio. Essa verba será fundamental para acelerar a construção da rede separatista e melhorar ainda mais a saúde da lagoa e, consequentemente, a pesca e o turismo local”.
CBHLSJ: o que é e como atua?
O Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ) é uma entidade colegiada vinculada ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI-RJ). Com atribuições consultivas, normativas e deliberativas em nível regional, o CBHLSJ integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRHI), de acordo com a Lei Estadual nº 3.239/99.
Instituído em 2004, o CBHLSJ tem área de atuação abrangendo integralmente os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. Além disso, parcialmente, também engloba Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Maricá, Rio Bonito e Rio das Ostras.
O Comitê conta com a representação dos municípios por meio de Subcomitês, Câmaras Técnicas (CTs) e Grupos de Trabalho (GTs), que têm como objetivo debater e apresentar as principais demandas, problemas e prioridades relacionadas à gestão dos recursos hídricos de cada localidade.
A participação das cidades é essencial para que o CBHLSJ possa discutir e propor soluções efetivas para o gerenciamento dos recursos hídricos, garantindo assim a preservação e melhor qualidade das águas das regiões representadas.
Fotos:
Imagem 1: [insira aqui a descrição da imagem]
Imagem 2: [insira aqui a descrição da imagem]
Imagem 3: [insira aqui a descrição da imagem]
Imagem 4: [insira aqui a descrição da imagem]
Imagem 5: [insira aqui a descrição da imagem]