Recentemente, os atletas do Projeto de Jiu-Jitsu da Guarda Municipal de Cabo Frio realizaram duas rifas com o intuito de arrecadar recursos para cobrir as despesas de viagem e as taxas de inscrição necessárias, e participaram do Campeonato Sul-Americano 2024 de No-Gi, que ocorreu no Rio de Janeiro. O evento foi um sucesso, culminando na conquista de seis medalhas por parte dos representantes cabofrienses. Dentre os vencedores, estavam os servidores da Guarda Municipal, que mostraram grande talento na competição.
O campeonato, organizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), foi sediado em Deodoro, no Parque Olímpico da Vila Militar. No total, sete atletas, distribuídos entre as faixas roxa, azul e preta, tiveram a oportunidade de competir em várias categorias como juvenil, superpesado e pesado.
Entre os alunos que se destacaram no campeonato estavam Alcimar dos Santos, que conquistou o segundo lugar, Letycia Silva, também com a segunda posição, e Sophia Lopes e Ana Beatriz, que garantiram o terceiro lugar em suas respectivas categorias. Vitória Barcelos, igualmente participante, esteve na disputa, assim como os guardas civis municipais Revilis Barcelos, que é mestre e professor, e Laillah Patrício, coordenadora do projeto, que, respectivamente, se destacaram ao conquistar o segundo e o terceiro lugares em suas classes de competição.
A coordenadora Laillah Patrício enfatizou a importância da participação do projeto em um evento dessa relevância, destacando que os treinos estão dando frutos visíveis. “A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina; essa é a base do nosso projeto. Dessa forma, a participação em competições de grande porte gera laços afetivos com o centro de treinamento, além de visibilidade, reconhecimento do trabalho realizado na Guarda Municipal de Cabo Frio, e formação de atletas com potencial para competições de alto nível”, afirmou Laillah.
Ela continuou, ressaltando o papel do projeto na comunidade: “Nosso objetivo vai além de proporcionar grande visibilidade; também buscamos estabelecer uma relação próxima com a população de Cabo Frio e as cidades vizinhas. Acredito que, na liderança, não basta ser um exemplo, é necessário dar o exemplo. Isso somente é possível quando firmamos os valores fundamentais que sustentam um propósito comum”, concluiu a coordenadora.
O Campeonato Sul-Americano 2024 de No-Gi é uma das competições mais destacadas no cenário do Jiu-Jitsu sem kimono na América do Sul. Abrangendo um leque de categorias que vai desde competidores juvenis até masters, o evento reúne lutadores de diferentes faixas, como azul, roxa, marrom e preta.
A importância da competição no contexto latino-americano é notável, uma vez que ela congrega os melhores atletas na disputa por medalhas e a obtenção de pontos para o ranking oficial. As categorias são estruturadas com base na idade e no nível técnico dos lutadores, permitindo que as faixas-pretas tenham acesso a uma divisão especial denominada “Absoluto”, onde competem sem limite de peso. Além disso, os atletas que alcançam o pódio, ocupando as três primeiras posições de suas categorias, têm a chance de se inscrever em categorias adicionais na competição.
Com a participação ativa em eventos dessa magnitude, o Projeto de Jiu-Jitsu da Guarda Municipal de Cabo Frio demonstra não apenas seu comprometimento com a formação de atletas de alto nível, mas também o fortalecimento dos laços com a comunidade local, promovendo valores de disciplina, respeito e excelência no esporte.