Estudantes Assumem suas Cadeiras no Parlamento Juvenil de Cabo Frio
Na manhã desta segunda-feira (9), a Câmara de Cabo Frio foi palco da posse dos 17 jovens eleitos para a sexta edição do Parlamento Juvenil, além de cinco suplentes. A cerimônia solene contou com a presença de familiares, professores e vereadores, marcando o início da legislatura 2025/2026.
O estudante Carlos Eduardo Brandão, do Colégio Municipal Rui Barbosa, reeleito para representar sua escola, liderou a leitura do juramento durante o evento. “Agradeço muito aos meus pais pelo incentivo e à minha comunidade escolar pela confiança em poder retornar ao projeto para mais um mandato. Eu e os demais parlamentares juvenis queremos fazer a diferença nas nossas escolas, apresentar nossas demandas e contribuir com a nossa comunidade”, destacou Brandão.
Compromisso com a Educação Política
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara, vereador Vaguinho, afirmou o compromisso do Legislativo em fomentar a formação política entre os jovens. “Hoje celebramos a democracia, a educação e a participação social da juventude cabo-friense. Parabéns a cada um dos jovens parlamentares por essa conquista. A partir de agora, esta Casa é também de vocês. Este projeto é mais do que simbólico: é formador. É aqui, nesse plenário, que vocês aprenderão a dialogar, a construir consensos, a representar e a defender ideias. Vocês são, a partir de hoje, espelhos para os colegas de escola. E, com isso, assumem uma grande responsabilidade: a de mostrar que a juventude tem voz, consciência e proposta”, enfatizou Vaguinho.
Beatriz Tanner, superintendente de Cultura e coordenadora do Parlamento Juvenil, elogiou o engajamento das escolas e o suporte recebido da Câmara ao longo do processo. “Estamos trabalhando em parceria com cada escola desde o início do processo eleitoral. Ver o engajamento dos alunos em pensar propostas, dialogar e entender o processo democrático é muito gratificante. Agora, com a posse, entramos em uma nova fase, onde teremos a apresentação de ideias, a construção do diálogo. E tudo isso só é possível pelo apoio de todos os servidores da Câmara, através da Escola do Legislativo, dos vereadores e da comunidade escolar, que vem sempre abraçando o Parlamento e possibilitando chegarmos à sexta edição”, ressaltou Tanner.
Além do presidente Vaguinho, outros vereadores marcaram presença, como Luís Geraldo, Geovani Ratinho, Zé Antônio Odilon, Claudinho da Padaria, Milton Alencar e Tatá de Tamoios. A ocasião também contou com a presença de Jamel Júnia, coordenadora de Orientação Pedagógica, representando a Secretaria Municipal de Educação, e de Alcebides Terra (Bid), que coordenou o Parlamento em edições anteriores.
Próximos Passos do Parlamento Juvenil
Conforme o Regimento Interno da Câmara, os jovens parlamentares realizarão sua primeira sessão ordinária no dia 18 de junho, às 18h. Na ocasião, serão eleitos o presidente, o vice-presidente, o 1º secretário e o 2º secretário da Mesa Diretora. Todas as sessões do Parlamento Juvenil serão transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, ampliando o alcance e a transparência dos trabalhos realizados.
Com a posse dos jovens representantes, Cabo Frio reafirma seu compromisso com o fortalecimento da participação cidadã e a formação política dos jovens da Região dos Lagos. A iniciativa busca não apenas integrar os estudantes ao ambiente político, mas também promover o entendimento e a valorização dos processos democráticos desde cedo.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos