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A indústria da moda é responsável por uma enorme quantidade de resíduos têxteis, totalizando cerca de 92 milhões de toneladas anualmente em todo o mundo, conforme aponta um estudo realizado pela Boston Consulting Group. No entanto, marcas de renome têm a capacidade — e a responsabilidade — de promover mudanças significativas nessa realidade. A C&A é um exemplo notável: em 2024, a empresa conseguiu arrecadar 78.522 peças através do Movimento ReCiclo, um dos maiores programas de coleta e reciclagem de roupas usadas no varejo brasileiro.
Esse número representa um crescimento de 30% em comparação ao ano de 2023, quando foram coletadas 60 mil roupas. Desde o lançamento do programa, já foram direcionadas 350 mil peças para doação, reciclagem e reaproveitamento.
Esse aumento é um reflexo direto do engajamento dos consumidores e da expansão das iniciativas de circularidade promovidas pela C&A. Das peças coletadas em 2024, 55.119 foram doadas a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, enquanto 14.010 peças passaram por um processo de reciclagem e foram transformadas em estopas para uso na indústria. Além disso, 9.393 itens de jeans foram desfibrados e reutilizados na fabricação da coleção de Jeans Circular.

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“Imagine um total de 14 mil armários sendo esvaziados, com suas roupas recebendo um novo propósito, seja por meio da doação ou reciclagem. Isso ilustra o impacto positivo do ReCiclo, que já recolheu 350 mil peças desde o seu início. Para nós, a circularidade não é uma simples tendência, mas sim um compromisso de longo prazo”, declara Cyntia Kasai, gerente-sênior de ASG na C&A Brasil.
Atualmente, 72% das lojas físicas da C&A estão equipadas com urnas para o ReCiclo e a expectativa é que esse número aumente ao longo do ano, permitindo que cada vez mais consumidores se envolvam ativamente nessa transformação. A meta da C&A para os próximos anos é clara: incorporar princípios de circularidade em 50% de seus produtos até 2030.
Além da correta destinação das roupas entregues pelos clientes, a C&A também implementou o coprocessamento de 8,4 toneladas de resíduos têxteis. Este processo transforma materiais descartados em combustíveis alternativos para a indústria, reduzindo parcialmente ou totalmente a dependência de combustíveis fósseis como o carvão, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental.
Moda circular

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A circularidade faz parte também da experiência de quem visita as lojas da C&A. No último ano, a marca distribuiu 64 mil sacolas de compras sustentáveis em todos os seus pontos de venda no Brasil, fabricadas com 5 toneladas de materiais reciclados. Destas, 3 toneladas provêm de peças que foram descartadas por clientes no Movimento ReCiclo e 2 toneladas são provenientes de sobras têxteis da indústria.
“Nosso objetivo é promover uma moda que tenha um impacto positivo tanto na sociedade quanto no meio ambiente. A moda circular precisa ser acessível a todos. Por isso, continuamos a investir em soluções que incentivem o descarte correto e a reutilização de materiais, tornando essa transformação visível e palpável para todos os consumidores”, enfatiza Cyntia.

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O post C&A recicla 14 mil armários de roupas em 2024 foi atualizado e traz informações sobre as ações da marca em prol da sustentabilidade.
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