Búzios: Republicanos decide ficar com Daniele Martins para as eleições em Búzios
A disputa pelo partido Republicanos (REP) tem agitado a cidade de Armação dos Búzios nos últimos dias. Isso porque três importantes figuras políticas estão filiadas ao partido: o prefeito interino, Rafael Aguiar, o prefeito afastado, Alexandre Martins, e sua esposa, Daniele Martins. A grande questão a ser respondida era quem ficaria com a sigla para disputar a eleição suplementar e, ao que tudo indica, Alexandre venceu essa disputa.
De acordo com a notícia divulgada nesta quinta-feira (22), a Executiva Nacional dos Republicanos decidiu que o partido será representado por Daniele Martins, esposa do prefeito afastado. Daniele entregou o cargo de secretária da Mulher na última quarta-feira (21), anunciando sua candidatura para dar continuidade ao trabalho desenvolvido até então, interrompido pela justiça eleitoral.
É importante ressaltar que Rafael Aguiar, que assumiu a chefia do executivo no lugar de Alexandre, não pode disputar a eleição por outro partido. Ele enfrentaria a legislação eleitoral, que exige uma filiação mínima de seis meses para quem deseja concorrer a um cargo executivo. Como Rafael está no mesmo partido que o casal Martins, no qual Alexandre é o presidente da executiva municipal, ele teve menos influência na decisão.
Com essa definição, todo o esforço que o ex-presidente da Câmara vinha fazendo para ocupar o cargo de prefeito parece ter sido em vão. Alexandre chegou a acusar Rafael de conspirar nos bastidores da justiça e das articulações políticas para afastá-lo e tomar o comando da prefeitura. Com a escolha de Daniele, Rafael fica de fora da disputa.
No entanto, existe uma resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que afirma que parentes diretos dos causadores da eleição suplementar não podem participar. No entanto, há uma jurisprudência de 2002, quando a ex-governadora Rosinha pôde concorrer à eleição que sucedeu Garotinho no comando do estado do Rio de Janeiro. Por isso, Alexandre e seu grupo não temem que a candidatura de Daniele seja impugnada.
Durante a cerimônia de lançamento oficial do calendário de eventos de Armação dos Búzios, que ocorreu em um hotel da cidade, Rafael deu a entender que poderia não se candidatar, sem dar maiores explicações, em uma entrevista exclusiva. Essa antecipação pode ter sido motivada pelo fato de que o partido já havia decidido apoiar a candidatura de Daniele. O suspense causado por Rafael lembra a fábula da raposa e das uvas.
O clima político em Búzios ficou ainda mais tenso após a divulgação de uma foto do encontro entre Rafael Aguiar e o prefeito de Belford Roxo e presidente do Republicanos, Waguinho, na manhã desta quinta-feira (22). Apesar do encontro, fontes internas do partido afirmam que a executiva estadual e nacional não abrirão mão de Alexandre Martins. Segundo eles, conheceram Rafael através de Alexandre, e seria incoerente abandonar Martins agora, que ele foi afastado injustamente. A eleição suplementar está marcada para o dia 28 de abril e promete muitas emoções até lá.
Fonte da notícia: Plantão Guia Região dos Lagos.
![Daniele e Alexandre Martins e Rafael Aguiar](https://i0.wp.com/guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2024/02/1708674761_489_Buzios-Republicanos-decide-ficar-com-Daniele-Martins-para-as-eleicoes.jpeg?resize=800%2C500&ssl=1)
![Encontro entre Waguinho e Rafael Aguiar](https://i0.wp.com/guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2024/02/1708674760_965_Buzios-Republicanos-decide-ficar-com-Daniele-Martins-para-as-eleicoes.jpeg?resize=800%2C1268&ssl=1)