Búzios: Prefeitura de Búzios registra quatro praias no programa Bandeira Azul

spot_img

Búzios formaliza inscrição de quatro praias no programa Bandeira Azul

O Prefeito Alexandre Martins assinou, na última sexta-feira (3), a documentação que oficializa a candidatura de quatro praias do município para participar do programa Bandeira Azul na temporada de 2024-2025. As praias que se candidataram são: Forno e Azeda, que estão renovando a participação, e Tucuns e Tartaruga que estão se candidatando pela primeira vez.

A candidatura das praias requer a documentação adequada para formalizar a participação no programa, e essa documentação será entregue nesta sexta-feira (10). Ao assinar o termo de compromisso, o município declara a veracidade e relevância das informações fornecidas sobre cada uma das praias, de acordo com os 34 critérios estabelecidos pelo programa.

Um dos aspectos essenciais para a participação no programa Bandeira Azul é a qualidade da água. Neste ano, todas as praias candidatas passaram por análises realizadas pela equipe responsável. Foram feitas 20 análises para a Praia do Forno, 20 para a Praia da Azeda, 160 para a Praia de Tucuns e 80 para a Praia da Tartaruga. Essas análises são fundamentais para garantir que os padrões de qualidade ambiental sejam atendidos em cada uma das áreas, de acordo com as diretrizes do Bandeira Azul.

A candidatura das praias será avaliada por um júri nacional e internacional, que verificará se todos os critérios foram cumpridos, se as praias atendem aos parâmetros de balneabilidade do programa, além de avaliar a adequação dos itens de sustentabilidade e acessibilidade para receber a Bandeira Azul.

Segundo o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, o trabalho realizado para a candidatura é árduo, porém, é uma conquista significativa para a área ambiental. A cidade de Búzios tem se empenhado em manter a qualidade ambiental de suas praias. Em parceria público-privada, foram realizadas todas as análises solicitadas pelo programa. Somente para a Praia de Tucuns, foram realizadas 160 análises da qualidade da água em laboratório credenciado pelo Inea. Isso comprova o compromisso do município com o meio ambiente.

Além das análises da qualidade da água, o município também está desenvolvendo ações de preservação ambiental. Entre as ações, destaca-se o cercamento da restinga de Tucuns, o Parque Municipal das Dunas e a Restinga de Tucuns, que foram criados para garantir a proteção dessas áreas naturais. Na Praia da Tartaruga, a equipe responsável está obtendo ótimos resultados no plantio da restinga, que estava degradada.

A conquista da Bandeira Azul para as quatro praias é muito significativa, pois Búzios será um dos únicos municípios do Brasil a receber esse selo ambiental. Isso demonstra o comprometimento e o cuidado que o município tem com o seu meio ambiente.

Portanto, após a assinatura da documentação, Búzios formaliza a inscrição das praias Forno, Azeda, Tucuns e Tartaruga no programa Bandeira Azul. Agora, resta aguardar a avaliação do júri nacional e internacional para saber se essas praias serão contempladas com o selo de qualidade ambiental.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]