Búzios intensifica campanha de vacinação para crianças e adolescentes
A Secretaria de Saúde de Búzios está intensificando a campanha de vacinação para crianças e adolescentes, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação no início do ano letivo. A iniciativa busca alcançar toda a população de 0 a menores de 15 anos que ainda não foram vacinadas ou possuem esquema vacinal incompleto, de acordo com o calendário nacional de vacinação.
O horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é das 9h às 16h, exceto na Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde), UBS Benildo Motta (São José) e UBS Lilson M de Souza (Cem Braças), que funcionam até as 18h.
Atualizar a caderneta de vacinação é fundamental para proteger contra doenças
Essa ação tem como principal objetivo reduzir os casos de doenças imunopreveníveis e mortes decorrentes delas. É de extrema importância ressaltar que manter a caderneta de vacinação atualizada não só protege contra doenças comuns na infância, como sarampo, rubéola e poliomielite, mas também previne contra outras, como a meningite, que podem ser graves.
A vacinação é uma das medidas mais eficazes para proteger a saúde das crianças e adolescentes, além de contribuir para a proteção coletiva, por meio da imunidade de grupo. A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de pais e responsáveis manterem a caderneta de vacinação em dia, garantindo a proteção de seus filhos e o cumprimento das recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Unidades de saúde prontas para atender a demanda
Para facilitar o acesso à vacinação, as unidades de saúde de Búzios estão prontas para atender a demanda. Os locais disponíveis incluem a Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde), Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro), Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão), Unidade Básica de Saúde Haroldo Francisco Ceravolo (Brava), Unidade Básica de Saúde Antonio Elesbão dos Santos (Rasa), UBS Lilson M de Souza (Cem Braças), UBS de José Gonçalves (José Gonçalves), UBS Benildo Motta (São José), UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá), UBS Dr. Paulo Acherman (Ferradura) e UBS Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa).
A importância da vacinação
A vacinação é fundamental para prevenir doenças e proteger a saúde de crianças e adolescentes. Ao vacinar-se, além de estar protegido individualmente, contribui para a proteção coletiva, ajudando a reduzir a circulação de vírus e bactérias na comunidade.
A imunização não só previne doenças, mas também reduz o impacto no sistema de saúde, evitando internações e complicações decorrentes de doenças que poderiam ser evitadas com a vacinação. É seguro e eficaz, sendo considerada uma das principais conquistas da medicina moderna.
O calendário nacional de vacinação
O calendário nacional de vacinação é uma referência importante para garantir que todas as crianças e adolescentes estejam protegidos contra diversas doenças. Ele estabelece as vacinas que devem ser administradas em cada faixa etária, levando em consideração a eficácia das vacinas e o risco de cada doença.
É imprescindível que os pais e responsáveis fiquem atentos às datas de vacinação e levem as crianças e adolescentes aos postos de saúde para receberem as doses indicadas. O cumprimento do calendário é essencial para garantir a imunização adequada e a proteção contra doenças.
Portanto, fica o alerta para a importância da atualização da caderneta de vacinação no início do ano letivo. A Secretaria de Saúde de Búzios está empenhada em garantir que todas as crianças e adolescentes sejam vacinados, contribuindo assim para a saúde e bem-estar de toda a população.
Imagens:
Fonte: Guia Região dos Lagos