“`html
Embarcação naufraga na Praia da Rasa em Búzios
| Foto: Reprodução
No último sábado (1º), um incidente alarmante ocorreu na Praia da Rasa, localizada em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. Uma lancha que transportava o piloto e mais 18 passageiros acabou naufragando. Contudo, todos os ocupantes foram resgatados com vida, graças à rápida intervenção de outras embarcações presentes na área.
De acordo com informações, o naufrágio foi presenciado por pessoas a bordo de outras lanchas. Registros fotográficos mostram os passageiros na água, à espera de socorro, e, mais tarde, já em segurança. Uma mulher de 67 anos recebeu atendimento médico e foi levada ao Hospital Municipal Rodolpho Perisse, na cidade de Búzios, por equipes do Corpo de Bombeiros.
Imagens fornecidas pelo Jornal Folha de Búzios mostram a gravidade da situação vivida pelos ocupantes da embarcação. Veja o vídeo:
Além disso, publicações nas redes sociais trouxeram à tona apelos de ajuda, com um usuário afirmando no Twitter: “Deu ruim demais. Mandem ajuda!!!”.
Relatos indicam que a lancha foi atingida por uma onda de grande porte, o que teria iniciado o naufrágio. O marinheiro Josué Veras Ferreira, que conduzia a embarcação, comentou em uma rede social que a causa do incidente foi, de fato, uma onda que atingiu a popa do barco.
Em comunicado oficial, a Marinha do Brasil informou que, assim que a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) tomou conhecimento do ocorrido na tarde de sábado (1º), mobilizou uma equipe de Inspeção Naval ao local para prestar apoio necessário e coletar informações sobre o que havia acontecido.
A nota da DelCFrio ressalta que a embarcação estava com toda a documentação em ordem e que o condutor possuía a habilitação adequada para operar a lancha. Além disso, não foi registrado nenhum tipo de poluição hídrica decorrente do acidente. Mesmo assim, um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação será instaurado para investigar as causas e circunstâncias do naufrágio, assim como possíveis responsabilidades dos envolvidos.
A Marinha do Brasil também destacou a importância da participação da sociedade em casos envolvendo segurança marítima. Os cidadãos podem realizar denúncias ou solicitar auxílio pelos telefones 185 (para emergências marítimas e fluviais), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895, este último para outras questões, incluindo denúncias diretas com o Com1ºDN.
“`