O terceiro Encontro de Cultura Popular de Armação dos Búzios começa nesta sexta-feira (1), na Escola de Artes e Ofício Zanine. O evento seguirá até a próxima segunda-feira (4), das 16h às 22h.
Durante quatro dias, haverá uma grande variedade de manifestações culturais que representam o município. As atividades incluem barraquinhas com comidas típicas e artesanatos, capoeira, jongo, apresentação circense, puxada de rede com caiçaras, contação de histórias, exibição de curtas-metragens, a tradicional Folia de Reis, entre outras atrações.
A programação do primeiro dia de evento conta com a presença do DJ Léa, seguido pela solenidade de abertura às 16h. Em seguida, será aberta às barraquinhas com artesanatos e comidas típicas, seguida pelo levantamento do Mastro do Encontro de Cultura. A programação inclui apresentações de capoeira com Keké e do grupo Jongueiras da Rasa.
Além disso, a cantora Cássia irá interpretar o Quilombo da Baía Formosa, seguida pela apresentação de Bekinha Músico. A noite continuará com o show de Will da Gaita e performances das Plantações Literárias, seguido pela apresentação circense de Melissa Peralta e encerrando o primeiro dia com o show do grupo “Não tem Água na Moringa”.
Já no sábado de manhã, a programação começa com a Puxada de Rede com as Caiçaras na Praia do Canto. À tarde, o DJ Léa animará o público com sua música enquanto as barraquinhas de artesanatos e comidas típicas estarão abertas. Também haverá a contação de histórias com Leila Rodrigues e a exibição de três curtas-metragens no Jardim da Prefeitura.
O destaque da tarde será a roda de conversa com Carlos Vermelho, seguido pela apresentação da Orquestra Sinfônica do Jovem do Rio de Janeiro. A dupla Mamulengo Caxapá, de Maceió, também se apresentará, assim como Fabrícia com o canto dos Pataxós. O segundo dia será encerrado com a roda de conversa com Luisa Pereira e a divertida apresentação da Palhaçaria Rufino e Coisinha, seguida pelo show de “Agustina com o Trio Coisa Boa”.
No domingo, a programação começa mais cedo, às 15h, novamente com o DJ Léa. As barraquinhas de artesanatos e comidas típicas estarão abertas, e haverá a exibição do documentário “Boi de Máscaras” e uma roda de conversa sobre a luta pelo território caiçara. A tarde continua com a contação de histórias de Regina e Aragão, o teatro de bonecos “Trio de Três”, a Folia de Reis dos Penitentes Santa Marta e o teatro “Entre contos para Búzios” de Tânia Arrabal.
No último dia do evento, segunda-feira, haverá o Teatro da Maturidade com uma homenagem ao povo cigano. Durante toda a tarde, o DJ Léa estará presente animando o público. Além disso, as barraquinhas estarão abertas e haverá apresentações teatrais das Caiçaras, a dança do Fado com Cláudia Petrina e a entrega do título “Amigos da Cultura”.
O Encontro de Cultura Popular de Armação dos Búzios é uma oportunidade única para conhecer e valorizar as manifestações culturais do município. A diversidade de atrações e a participação da comunidade tornam esse evento uma verdadeira celebração da cultura local.
(Fonte: Guia Região dos Lagos)
