Sign In

Brasil decidiu manter a proibição do pagamento através de escaneamento da íris

Brasil mantém proibição de pagamento por escaneamento de íris feito pela World

Proibição de Pagamentos por Escaneamento de Íris é Mantida pela ANPD

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) reafirmou a decisão que proíbe a empresa World de remunerar brasileiros pelo escaneamento de íris. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União, mantendo a postura adotada desde fevereiro de 2025.

Decisão da ANPD

De acordo com a ANPD, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Tools for Humanity, entidade responsável pelo projeto World, não forneceu evidências suficientes para demonstrar que os riscos associados à medida foram mitigados ou eliminados. Em resposta, a empresa expressou discordância e afirmou que pretende buscar medidas legais adicionais. Apesar disso, a tecnologia do projeto continuará disponível para brasileiros em alguns locais selecionados.

Histórico da Proibição

A decisão inicial de barrar os pagamentos pelo registro de íris foi tomada pela ANPD sob a justificativa de que tal prática configurava uma interferência indevida na liberdade dos titulares dos dados. Desde então, a empresa World suspendeu voluntariamente o cadastramento de novos usuários, mantendo as lojas abertas apenas para esclarecer dúvidas da população.

Impacto nas Operações da World

A World iniciou suas atividades no Brasil em novembro de 2024. No início de 2025, foi observado que as lojas da empresa em São Paulo, que anteriormente atraíam grandes filas em busca do pagamento, estavam com movimento reduzido. Essa queda no fluxo de pessoas foi atribuída a preocupações geradas pelas polêmicas em torno do projeto.

Funcionários das lojas relataram que, nos primeiros meses de operação, a procura foi intensificada pela necessidade financeira do público no final do ano. Agora, com a continuidade das restrições, o impacto sobre as operações da World é considerável, refletido no número reduzido de visitantes.

O Projeto World

O projeto World e a Tools for Humanity foram fundados por Alex Blania, que também atua como CEO, e Sam Altman, CEO da OpenAI. Em maio de 2023, a World Foundation conseguiu levantar 115 milhões de dólares em uma rodada de investimentos. O projeto conta com operadores parceiros que, em São Paulo, já somam 55 pontos de verificação.

Posicionamento da World

A World mantém sua discordância com a interpretação da ANPD e destaca que os programas de indicação são práticas comuns no Brasil, utilizados em diversas indústrias, como aviação, finanças, telecomunicações e pagamento. A empresa reafirma seu compromisso em colaborar com a ANPD para resolver a questão e continuar expandindo o acesso à tecnologia de reconhecimento de íris de forma limitada no país.

Fonte da Notícia: [Guia Região dos Lagos](https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/08/06/brasil-mantem-proibicao-de-pagamento-por-escaneamento-de-iris-feito-pela-world.ghtml)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques