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Boticário aceita lixo reciclável como pagamento em nova promoção inovadora!

Boticário reciclável

Novo projeto de reciclagem transforma resíduos em moeda de troca

A marca de cosméticos O Boticário lançou uma loja inovadora que permite a troca de resíduos recicláveis por produtos, em uma ação temporária em celebração ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio. Esse projeto visa fomentar a conscientização sobre a reciclagem e promover a economia circular no país.

O Grupo Boticário já detém o maior programa de logística reversa do setor de beleza no Brasil, com o Boti Recicla, que conta com inúmeros pontos de coleta espalhados pelo território nacional. A nova iniciativa é mais um passo em direção à sustentabilidade e foi desenvolvida em parceria com a agência de publicidade LePub.

Entre os dias 23 e 25 de maio, os consumidores podem levar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos até a loja-conceito, situada no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Conhecida como “Boti Recicla Store”, a loja possui uma balança exclusiva desenvolvida pela marca para calcular os créditos de troca conforme o peso dos resíduos recicláveis.

Transformando resíduos em prêmios e experiências

Entre as recompensas disponíveis, destacam-se itens como uma prancha de surfe do medalhista olímpico Gabriel Medina e um fone de ouvido do DJ Alok. Além disso, os clientes podem trocar resíduos por produtos e experiências da marca, como cortes de cabelo com especialistas da TRUSS. Os cabelos cortados serão destinados ao projeto Fiotrar, apoiado pela Fundação Grupo Boticário, contribuindo para a conservação marinha através do desenvolvimento de mantas que absorvem óleo derramado nos oceanos.

Contribuições contínuas para a reciclagem

Além dessa ação específica, as lojas O Boticário recebem embalagens vazias durante todo o ano. Desde 2006, o programa Boti Recicla estabeleceu mais de 4 mil pontos de coleta pelo Brasil. As embalagens são encaminhadas a parceiros, principalmente cooperativas de reciclagem que promovem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O Boticário também se uniu ao Google para facilitar o acesso à informação sobre os pontos de coleta de materiais recicláveis, por meio do Google Maps. A ferramenta permite que os usuários encontrem facilmente locais para o descarte de resíduos, com mais de 10 mil pontos de coleta mapeados em todo o país.

Inovação em sustentabilidade nas lojas físicas

Visando transformar seus espaços físicos, O Boticário tem investido no conceito de “lojas sustentáveis”. Cada unidade incorpora o uso de pelo menos uma tonelada de plástico reciclado em sua estrutura. As lojas são projetadas para serem 50% mais leves e 40% mais eficientes em termos térmicos, utilizando materiais reciclados de baixa reciclabilidade, como isopor e tecido, e substituindo o MDF por chapas sustentáveis produzidas com resíduos, em parceria com a Mão Colorida.

Nas embalagens, algumas linhas da marca também adotam práticas sustentáveis, como o uso de vidro e invólucros recicláveis. A linha Botik, por exemplo, utiliza vidro feito em parte com cacos industriais e vidro reciclado pós-consumo, enquanto a linha Intense oferece batons com invólucros monomaterial, totalmente recicláveis.

Avanços em materiais sustentáveis

Outro destaque inovador é o perfume Arbo Puro, cuja tampa utiliza polipropileno de segunda geração, originado de resíduos de óleo de cozinha e gorduras coletadas de setores alimentícios. Este material, certificado pelo ISCC, substitui o tradicional uso de petróleo, destacando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

O cenário brasileiro de reciclagem ainda é desafiador, com apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, conforme o Panorama dos Resíduos Sólidos 2024. Iniciativas como a do Grupo Boticário são fundamentais para enfrentar esse desafio, promovendo maior participação da população em práticas sustentáveis.

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