Sign In

Báyò Akómoláfé, pensador nigeriano, vem ao Brasil em fevereiro

Báyò Akómoláfé, filósofo nigeriano, estará no Brasil em fevereiro

“`html

O filósofo nigeriano Báyò Akómoláfé visita o Brasil em fevereiro

Báyò Akómoláfé
Báyò Akómoláfé | Foto: Rishika Nath

O renomado poeta e professor nigeriano Báyò Akómoláfé estará no Brasil durante este mês de fevereiro para a gravação de seu novo filme intitulado “Em tempos urgentes, vamos desacelerar”. Este projeto é uma colaboração entre a Spanda Produtora, Simbiótica Filmes e The Emergence Network. Além disso, ele cumprirá uma agenda de palestras e workshops nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Báyò é amplamente reconhecido como um dos pensadores mais influentes da atualidade, desafiando o modo como as crises globais são percebidas e abordando o papel da humanidade como coabitantes do planeta. Ele convida todos a uma reflexão significativa, utilizando conceitos provenientes de cosmologias iorubá e discursos não ocidentais, o que inspira novas formas de entender e ocupar o espaço que habitamos.

Em seu novo filme, no qual também assume as funções de roteirista e produtor executivo, Báyò encarna uma figura que transita pelo tempo sob a orientação do orixá Exu. Sua jornada busca partilhar visões africanas-diaspóricas e examinar novas definições em relação ao que ele chama de caos climático, injustiça racial e os crescentes atos de fascismo na sociedade contemporânea. É um convite para refletirmos sobre as escolhas que a humanidade faz diante de crises globais, que ele descreve da seguinte forma:

“Elas não são inimigas a serem derrotadas, mas mestres que nos ensinam a dançar”, sugerindo que enfrentemos esses desafios com curiosidade, criatividade e coragem. Além disso, propõe uma mudança de ritmo em nossos cotidianos: “desacelerar não é parar. É abrir espaço para ouvir as vozes que ignoramos, para enxergar as conexões que negligenciamos.”

Com um currículo impressionante, que inclui a posição de Professor Distinto Hubert Humphrey de Estudos Americanos no Macalester College (prevista para começar em 2025) e o status de Global Senior Fellow no Instituto Othering and Belonging da Universidade da Califórnia, Berkeley, Báyò inspira audiências ao redor do planeta através de suas reflexões inovadoras que desafiam as narrativas convencionais sobre a humanização e as crises que enfrentamos.

Reconhecido internacionalmente, Báyò é o fundador da The Emergence Network, uma plataforma dedicada a repensar crises e a promover abordagens colaborativas para enfrentar os desafios globais. Ele também é responsável pela criação do curso e festival “We Will Dance with Mountains”, que investiga a intersecção entre filosofia, arte e transformação social.

Com uma notável capacidade de comunicar ideias complexas em formas poéticas, ele escreveu obras como “These Wilds Beyond Our Fences: Letters to My Daughter on Humanity’s Search for Home” e “We Will Tell Our Own Story: The Lions of Africa Speak”. Em suas reflexões, Akómoláfé afirma que “o mundo não está apenas em crise, ele mesmo é uma crise”, ressaltando que as soluções que almejamos não são encontradas em rápidas resoluções ou nas tradicionais visões ocidentais, mas sim no mergulho em incertezas e na sabedoria ancestral.

O filósofo nigeriano mantém uma relação especial com o Brasil, país que visitou diversas vezes. Ele expressa: “Como filósofo, tenho fascínio pelo conceito de lar, o que se expande no Brasil, permitindo-nos promover um mundo além do colonial e sonhar”. Em 2020, ele esteve em São Paulo, realizando a gravação do longa “Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado”, que estreou no Festival do Rio em 2022 e recebeu diversos prêmios. Durante suas visitas, também participou de múltiplos eventos e iniciativas sociais.

Agenda do Evento:

4 de fevereiro: Conversa com Fernanda Guerra na Casa 20, abordando o tema “Em Tempos Urgentes, Vamos Desacelerar”. Para adquirir ingressos, acesse aqui.

5 de fevereiro: Palestra gratuita no Museu do Amanhã. Para informações adicionais, contate-nos pelo e-mail [email protected].

11 de fevereiro: Workshop “E se Não Tivéssemos Ideia do que é Liderança?”, voltado a empresas, será realizado no Espaço Aflora, das 8h30 às 16h. Ingressos disponíveis aqui.

13 de fevereiro: Palestra gratuita para dar início ao curso de Ciências Sociais na ESPM, enfocando estudos sociais nos tempos atuais, às 19h30. Maiores informações pelo e-mail [email protected].

16 de fevereiro: Encontro de Pesquisa com Báyò Akómoláfé e Vanessa Andreotti no Condô Cultural, promovido pela Escola Schumacher. O encontro ocorrerá das 9h às 14h, com ingressos disponíveis nas redes sociais @escolaschumacherbrasil.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques