Atividades especiais comemoram o Dia da Amazônia

Programação Dia da Amazônia

“`html

Programação Dia da Amazônia
Imagem: Amazônia novas histórias

O Dia da Amazônia, que ocorre no dia 5 de setembro, é uma ocasião que destaca a relevância da maior floresta tropical do planeta. Neste ano, a Amazônia enfrenta uma das suas piores secas em várias décadas, e a fumaça originada dos incêndios se espalha pelo céu. Nesse contexto crítico, é fundamental celebrar e reforçar a importância deste bioma. A seguir, o CicloVivo apresenta sugestões de atividades programadas para os próximos dias.

Passeios e Atividades em São Paulo

Para aqueles que estão em São Paulo, os Parques Jardim Felicidade e Eucaliptos realizarão uma programação especial que inclui rodas de conversas, caminhadas ecológicas e circuitos temáticos ambientais. Veja os detalhes da agenda:

Parque Jardim Felicidade

Roda de conversa em homenagem ao Dia da Amazônia.

Datas: 5 e 14 de setembro

Horário: Das 10h às 11h

Descrição: A roda de conversa enaltece a importância da conservação e proteção da Amazônia. Os participantes terão a chance de reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade, além de aprender sobre a flora e fauna da floresta e como a preservação desse ecossistema é essencial para o equilíbrio climático do nosso planeta.

Classificação: Livre para todos os públicos

Local: Entrada principal do Parque

Endereço: Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 – Jardim Felicidade, São Paulo – SP

Parque dos Eucaliptos

Caminhada ecológica com o tema: Investigando a Amazônia

Data: 8 de setembro

Horário: 10h

Descrição: A caminhada ecológica irá explorar a importância da Amazônia e sua biodiversidade, ensinando os participantes sobre cuidados com o meio ambiente de maneira interativa. O percurso no parque terá intervalos para discutir tópicos relacionados ao bioma, como a fauna e a flora locais. Um destaque da caminhada será a roda de conversa sobre as ameaças enfrentadas pelos cedros, incluindo o desmatamento e a exploração madeireira.

Classificação: Livre para todos os públicos

Local: Área do parquinho

Endereço: Rua Ministro Guimarães, 280 – Morumbi, São Paulo – SP

Documentários e Séries sobre a Amazônia

Para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a Amazônia sem sair de casa, há disponível uma variedade de documentários, séries e webinars. Aqui estão algumas opções:

Série Documental: Amazônia Novas Histórias

Composta por 10 episódios, a série retrata vivências locais e análises de especialistas envolvendo os desafios contemporâneos e exemplos de sucesso em economia verde na Amazônia. Inspirada no documentário “Amazônia Eterna”, a série conta com entrevistas de indígenas, ribeirinhos, líderes comunitários e pesquisadores, oferecendo uma nova perspectiva da preservação florestal e salientando a importância da bioeconomia.

Programação Dia da Amazônia
Imagem: Amazônia novas histórias

Disponível em: Canal Futura e Globoplay

Minidocumentário: “BR-163 – Progresso para Quem?”

Lançado pela Proteção Animal Mundial, o minidocumentário retrata os impactos da estrada BR-163 na vida da fauna, além das comunidades quilombolas e territórios indígenas. A equipe da ONG percorreu uma distância de mais de 1.200 quilômetros, documentando as consequências do que é conhecido como a estrada do progresso.

Bicho-Preguiça afetado pela BR-163
Bicho-preguiça é um dos animais afetados. | Foto: Proteção Animal Mundial

O minidocumentário destaca os efeitos das queimadas e do desmatamento, bem como as iniciativas das instituições que cuidam dos animais silvestres atingidos pelos incêndios.

Os bicho-preguiças, com sua velocidade lenta, são frequentemente vítimas de queimaduras. Antas, que têm hábitos noturnos, são comuns vítimas de atropelamento ao tentarem escapar do fogo. Também aparecem aves com as penas chamuscadas, um indício de que permaneceram em seus ninhos até o último momento a fim de proteger seus filhotes.

Veja o minidocumentário disponível em: canal do YouTube da Proteção Animal Mundial.

Canção: Defaunação

A música “Defaunação”, composta por Carlos Rennó e interpretada por artistas como Ney Matogrosso, Zahy Tentehar, Frejat, Letrux e Mahmundi, é um alerta sobre os impactos do agronegócio nos animais silvestres e nas comunidades tradicionais. A canção é embalada por um clipe produzido pelo Estúdio Bijari.

Bebe anata protegido na Amazônia
Uma anta bebê. | Foto: Proteção Animal Mundial

A canção e seu clipe visam sensibilizar o público para as questões que afetam a fauna e a flora brasileiras.

Eventos Online no Mês da Amazônia

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizará uma programação gratuita ao longo do mês, com atividades online e nas comunidades amazônicas que apoia.

Programação Dia da Amazônia da FAS
Foto: FAS

O primeiro evento ocorreu no dia 4 de setembro e consistiu em um webinar com a temática: “Como as mudanças climáticas impactam a vida das mulheres da Amazônia”. Esse encontro abordou os efeitos das mudanças climáticas e a importância da conservação da Amazônia, destacando os saberes tradicionais. Participaram do debate a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcléia Solidade, a artista indígena Thais Kokama e a artesã Izolena Garrido, com mediação da influenciadora digital Isabelle Nogueira. Confira aqui.

Valcléia Solidade destacou: “A Amazônia está passando por um momento crítico e delicado. Nossas decisões podem levá-la à devastação. Portanto, é imprescindível repensar nossas ações em relação ao nosso planeta. O Dia da Amazônia não é apenas uma celebração, mas um clamor por ações que assegurem a continuação desse bioma e das vidas nele existentes. Para a Amazônia, não há futuro; o futuro é agora”.

A seguir, você pode conferir algumas das próximas ações, incluindo o lançamento da campanha “Mude Pelo Clima” nas redes sociais, seguida pela estreia da websérie “Árvores Gigantes”:

9 de setembro: Palestra “A Amazônia e o futuro da humanidade” na Escola Estadual Armando Mendes.
9 e 15 de setembro: Palestra e curso de Educação Ambiental na comunidade Fonte Boa.
9 a 14 de setembro: Oficina de Educação Ambiental em Presidente Figueiredo.
12 de setembro: Plantio de mudas nativas na comunidade Três Unidos.
16 de setembro: Oficina de Biodiversidade e Sustentabilidade em Iranduba.
25 de setembro: Campanha de combate às queimadas na comunidade Ubim.
28 de setembro: Exibição do filme “Rio” na comunidade do Punã.

Mais informações podem ser conferidas no canal da FAS no YouTube.

Campanha CicloVivo
Veja nossa campanha aqui: benfeitoria.com/projeto/ciclovivo

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]