Arraial do Cabo: Instituto Albatroz participa de curso de salvamento para guarda-vidas

spot_img

“`html

Oficina de Resgate e Primeiros Atendimentos à Fauna Marinha em Arraial do Cabo

O Instituto Albatroz, responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC/ES) da Petrobras, atuou nas praias de Cabo Frio, Búzios e parte de . Recentemente, a instituição foi convidada a participar de uma Oficina de Resgate e Primeiros Atendimentos à Fauna Marinha direcionada a Guarda-Vidas. O evento ocorreu na terça-feira (1) nas dependências da Secretaria de Segurança de , organizada em parceria com o Projeto Costão Rochoso e a Coordenadoria de Guarda-Vidas local.

Amanda Romero, pesquisadora associada ao Projeto Costão Rochoso, explicou que a ideia para a oficina surgiu a partir de solicitações dos guarda-vidas, que buscavam mais informações sobre como realizar primeiros socorros em situações de encalhe de animais marinhos. “Já realizamos oficinas voltadas especificamente para tartarugas marinhas, que são um foco do nosso monitoramento. No entanto, consideramos valioso incluir outras espécies, como aves, incluindo pinguins, em colaboração com o Projeto Albatroz. Assim, fizemos o convite que foi prontamente aceito”, disse Amanda.

Na oficina, o gerente operacional do Instituto Albatroz, Rodrigo Troina, apresentou as atividades do PMP na Região dos Lagos. Em seguida, a médica veterinária Janaína Rocha, juntamente com a técnica de Campo Juliana Geraldo, demonstrou métodos de resgate para aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Durante a apresentação, todos enfatizaram a relevância da colaboração com os guarda-vidas e com a população para a notificação imediata das equipes de resgate ao encontrarem animais marinhos encalhados nas praias, estejam eles vivos ou mortos. O contato deve ser realizado por meio do número 0800 991-4800. “A cooperação de profissionais como os guarda-vidas é um forte suporte para nosso trabalho”, destacou Rodrigo.

Gabriel Pires, coordenador de Guarda-Vidas de Arraial, sublinhou a importância dessa iniciativa, especialmente com a aproximação do verão, época em que o fluxo de visitantes nas praias aumenta consideravelmente. “O encontro foi bastante produtivo e educativo para os 25 participantes, que frequentemente se deparam com situações de animais encalhados. É comum que banhistas, na tentativa de ajudar, acabem por prejudicar os animais”, comentou Gabriel, que já está programando novas ações com as entidades, incluindo palestras direcionadas a crianças e adolescentes do projeto Salva Kids, que visa a formação de futuros guarda-vidas.”

Sobre o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) e o Instituto Albatroz

O Instituto Albatroz possui um Centro de Visitação em Cabo Frio e executa o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Petrobras, atuando em várias áreas da Região dos Lagos. O PMP-BC/ES é uma exigência do licenciamento ambiental federal, que é gerido pelo Ibama. Este projeto abrange 25 praias, desde Unamar, em Cabo Frio, até a Prainha, em , totalizando 54 quilômetros de litoral monitorado.

Diariamente, técnicos e monitores realizam a verificação das praias a pé e em quadriciclos. Durante essas atividades, aves e tartarugas marinhas que aparecem vivas são levadas ao Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD), localizado em Araruama e também sob a responsabilidade do Instituto Albatroz. Já os animais que são encontrados sem vida também são levados ao CRD, onde passam por necropsia para determinação da causa da morte, sempre que possível.

O Projeto de Monitoramento de Praias foi desenvolvido para atender a uma condicionante do licenciamento ambiental federal para as operações da PETROBRAS relacionadas à produção e transporte de petróleo e gás natural. Essa ação é coordenada pela Coordenação Geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros (CGMAC) da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Telefone para contato do PMP-BC/ES na Região dos Lagos: 0800 991 4800

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]