Sign In

Araruama: Ônibus de Niterói para Saquarema para de rodar; confira as opções

Ônibus Niterói x Saquarema deixa de circular; veja as alternativas | Enfoco

“`html

A linha de ônibus Niterói-Saquarama é suspensa temporariamente

Linha operava apenas em dois horários aos finais de semana
| Foto: Divulgação / Ônibus Brasil

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) anunciou a suspensão temporária da linha de ônibus operada pela Viação 1001 que fazia a conexão entre Niterói e Saquarema, passando pela RJ-106. A decisão foi formalizada na edição do Diário Oficial desta última quinta-feira, dia 29.

Segundo informações divulgadas pelo Detro, a interrupção do serviço se deu em razão do baixo número de passageiros utilizando a linha, que oferecia apenas um horário de operação em cada cidade durante os finais de semana. As partidas aconteciam aos sábados e domingos, com saída de Niterói programada para às 18h10 e de Saquarema às 17h35.

O Detro também ressaltou que esse serviço era considerado complementar, funcionando essencialmente como um “reforço” para a população que necessita dessa rota específica. Apesar da suspensão, o órgão garantiu que os usuários não ficarão sem alternativas adequadas, uma vez que outras linhas continuam em funcionamento, como a conexão que liga a Niterói, passando pela RJ-106, que conta com transporte climatizado, além das ligações de Niterói para Saquarema via Jaconé.

Até o fechamento desta reportagem, o Detro-RJ não havia se pronunciado sobre quais seriam os dias e horários de funcionamento das linhas que seguirão em atividade, o que deixa os usuários em uma situação de incerteza quanto à continuidade dos serviços disponíveis.

A suspensão da linha Niterói-Saquarama reflete um padrão que tem sido observado em outros serviços de transporte público, onde a oferta é ajustada em resposta à demanda efetiva dos usuários. Com a necessidade de otimizar os recursos e garantir a sustentabilidade das operações, o Detro tem avaliado constantemente a viabilidade das linhas que não conseguem atender a um volume satisfatório de passageiros.

Os ônibus que circulavam entre as duas localidades atuavam apenas nos horários indicados, e essa restrição de tempo e frequência era um indicativo claro de que a demanda não justificava a continuidade do serviço. Por isso, a decisão do Detro procura atender as diretrizes que visam a eficiência e a adequação dos serviços oferecidos à população, enfatizando que existem outras opções que poderão atender essa rota de forma satisfatória.

Nos últimos anos, o cenário do transporte público no estado tem passado por várias transformações, impulsionadas por novas demandas sociais e pelo crescimento populacional. Com essa suspensão, o Detro-RJ segue sua política de revisar e readequar os serviços que não estão trazendo os resultados esperados, sempre com a intenção de melhorar a qualidade do transporte e atender às necessidades dos cidadãos.

As alternativas disponíveis, como as linhas mencionadas anteriormente, visam suprir a demanda dos usuários que ainda buscam se deslocar entre Niterói e Saquarema. Assim, mesmo com a interrupção de uma linha, o Detro reforça seu compromisso de garantir que a população continue tendo acesso ao transporte, mesmo que por meio de outras rotas e serviços.

A decisão de suspender a linha foi um reflexo não apenas do volume de passageiros, mas também uma resposta à necessidade de se reavaliar o que é mais eficiente para a população. Os esforços do Detro-RJ em oferecer um transporte público de qualidade e que responda às demandas reais dos usuários são fundamentais para o gerenciamento eficaz do sistema de transporte na região.

Ainda assim, a falta de informações específicas sobre quando as outras linhas estão disponíveis pode gerar inconvenientes, e é esperado que o Detro-RJ se posicione em breve para esclarecer aos usuários sobre a continuidade dos serviços que ainda operam. O acompanhamento por parte da comunidade e feedback sobre as mudanças são essenciais para o aprimoramento contínuo do transporte público na região.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques