Araruama é finalista do “Prêmio Band Cidades Excelentes” na categoria de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
Araruama foi um dos municípios finalistas na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência do “Prêmio Band Cidades Excelentes”, uma premiação que reconhece as melhores gestões públicas municipais. A cerimônia de premiação aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a presença dos representantes dos finalistas.
O prêmio, realizado em parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, avalia as gestões municipais em diversas categorias, divididas de acordo com a população de cada município. Araruama concorreu na categoria de cidades com mais de 100 mil habitantes.
A avaliação do prêmio é feita através da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. São analisados 72 indicadores, distribuídos em 6 pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.
Estar entre os três finalistas na categoria de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência demonstra o comprometimento e seriedade da gestão atual de Araruama. Isso valoriza a importância da prestação de contas à população e a necessidade de governar de forma transparente e responsável.
A prefeita Lívia de Chiquinho tem sido elogiada pela sua gestão, considerada modelo e referência para outros gestores. Destacam-se os investimentos realizados em todas as áreas, como na educação, onde foram criadas as Escolas Municipais 100% Ecológicas, que utilizam energia solar e reaproveitam água da chuva. Além disso, foram criadas as Escolas Municipais Bilíngues, com orientação Militar e em Gastronomia e Hotelaria.
Outro destaque da gestão é a Orla Oscar Niemeyer, a segunda maior orla urbanizada do estado. Com mais de 10 km de extensão e integrando 10 praias, a orla é um verdadeiro cartão-postal do município. Possui um calçadão, ciclovia e réplicas das obras do famoso arquiteto brasileiro.
Recentemente, Araruama ganhou um novo espaço de lazer e preservação ambiental: o Botânico das Asas. Neste local, os moradores e turistas podem desfrutar de áreas reservadas para piqueniques e espaços gourmet, além de conhecerem o laboratório de reprodução de borboletas, um orquidário e um lago com diversos tipos de peixes. O Botânico das Asas também abriga o Palácio das Araras e das Borboletas, e uma grande variedade de espécies, como faisões, pavões, tucanos, papagaios, porquinhos-da-índia e cisnes.
A gestão de Araruama mostra compromisso em desenvolver a cidade de forma sustentável, investindo em áreas essenciais como a educação e o meio ambiente, além de buscar uma governança transparente e eficiente.
Araruama tem se destacado cada vez mais como uma cidade que preza pelo bem-estar da população e pela preservação do meio ambiente. A indicação para o “Prêmio Band Cidades Excelentes” na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência é um reconhecimento importante para a gestão atual, que tem se esforçado para proporcionar uma cidade de qualidade para os seus moradores.