Casa de Cultura de Araruama recebe a II Semana da Luta Antimanicomial
Marcelo Figueiredo
A Casa de Cultura de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, será palco de diversas atividades durante a II Semana da Luta Antimanicomial. O evento terá início nesta quinta-feira, dia 18, às 13h, e ocorrerá também nos dias 19, 22, 23 e 24, das 09h às 17h.
Exposição fotográfica e atividades diversas
A abertura do evento contará com a exposição fotográfica intitulada “Há de enlouquecer sem perder a criatura”, que exibirá trabalhos produzidos pelos próprios usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi).
Durante os demais dias, estão previstas apresentações musicais, uma oficina de origami, roda de conversa e teatro. Também serão expostas ações terapêuticas por meio de poemas e pinturas produzidas pelos usuários.
Objetivo e público
O evento tem como objetivo promover a reflexão sobre o lugar social dos usuários, estabelecer conexões com a comunidade e valorizar a pessoa em detrimento da doença, de acordo com a Coordenação de Saúde Mental. Vale ressaltar que o evento é gratuito e aberto a toda a população.
Programação completa
Confira a programação da II Semana da Luta Antimanicomial em Araruama:
18 de maio – Abertura
- 13h: Abertura da Exposição fotográfica “Há de Enlouquecer sem perder a Criatura” com trabalhos dos alunos do CAPSi – Mente confusa.
- Música e apresentação teatral.
- Leitura da Carta dos Usuários de Saúde Mental à população Araruamense.
19 de maio
- 9h: Cine debate – Filme “Bem Vindo” com Equipe Técnica do CAPS Adulto, CAPSi infantojuvenil, EMAESM e CECO.
- 14h: Apresentação Cultural – Cantoria com Estevão Medeiros, Trabalhador do CAPSi infantojuvenil de Araruama.
22 de maio
- 9h: Apresentação Cultural – Música, ritmo e corpo com Alan Quintanilha.
- 11h: Roda de conversa – A história que não te contaram com Usuários e técnicos.
23 de maio
- 9h: Oficina de Zine – A vida é boa com você com Juliana Tempone, Psicóloga do CECO (Centro de Convivência e Cultura de Araruama).
- 10h: Oficina de Origami com Usuários do CAPSi infantojuvenil.
- 11h: Apresentação teatral com os artistas do Gene Insanno.
24 de maio
- 9h: Roda de Conversa – “Mas se existe alguém que pode resgatar sua fé no mundo, existe NÓS!” com Andressa Dumard e Sarah Hobalk, Trabalhadoras do CAPS Adulto de Araruama.
- 14h: Atividade Cultural – Apresentação teatral, poesias e músicas escritas pelos usuários, mostra de artes das Oficinas Terapêuticas.
Fonte da Notícia: G1