Araruama, município localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, inaugurou nesta segunda-feira (6) o “Sítio Nova Vida” como parte das celebrações de seus 164 anos de fundação. A propriedade, que abrange uma área de 10 mil metros quadrados no distrito de São Vicente, tem como objetivo oferecer moradia e oportunidades de trabalho para pessoas em situação de rua.
O sítio foi projetado como uma ferramenta essencial para a ressocialização desses indivíduos. Durante a inauguração, já era possível observar plantações de hortaliças, batata doce, banana, pimenta e plantas frutíferas. Além disso, foram construídos dois galinheiros e uma loja, na qual esses produtos serão comercializados pelos próprios moradores.
Projetado para acomodar até 50 pessoas, o sítio possui dormitórios separados para homens e mulheres. Aqueles que vivem em situação de rua e têm filhos também terão a oportunidade de viver e trabalhar no local. Além das atividades agrícolas, os residentes terão acesso a serviços de psicologia e assistência social para auxiliá-los na sua reintegração social.
O principal objetivo do projeto é permitir que os indivíduos saiam das ruas e encontrem empregos dignos no mercado de trabalho, graças à capacitação oferecida no sítio. A propriedade também conta com espaços destinados a atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e salas de treinamento, visando o desenvolvimento integral das pessoas em situação de rua.
Fonte da notícia: G1