Google Introduz Novas Proteções Contra Golpes em Ligações Telefônicas
O Google anunciou novos aprimoramentos para proteção contra fraudes e roubos, especialmente em situações de chamadas telefônicas. As novas medidas foram divulgadas durante o evento The Android Show, na terça-feira (13), trazendo significativas mudanças no sistema operacional Android para aumentar a segurança do usuário.
Funcionalidades para Aumentar a Segurança Durante Ligações
Uma das principais inovações reveladas pelo Google é o bloqueio automático de downloads de aplicativos enquanto o usuário estiver em uma ligação com um número desconhecido. Este recurso visa impedir que golpistas convençam o usuário a instalar aplicativos maliciosos no dispositivo. Além disso, o sistema Android agora impede que usuários concedam permissões de acessibilidade durante chamadas, barrando o acesso indesejado por criminosos. Mesmo que alguém tente habilitar manualmente, o sistema apresentará uma mensagem informando que “esta configuração está bloqueada para proteger seu dispositivo”.
Outra funcionalidade atualmente em teste é voltada para o uso de aplicativos bancários durante chamadas telefônicas. Inicialmente implementada em aplicativos de bancos no Reino Unido, esta função emite um alerta de “possível golpe” quando um app bancário é aberto durante uma ligação. Em tal caso, o Android oferece a opção de “encerrar chamada” imediatamente, e, se o usuário desejar continuar utilizando o aplicativo, será necessário aguardar 30 segundos.
Utilização de Inteligência Artificial para Proteção das Mensagens
A inteligência artificial já havia sido incorporada para detectar a origem das chamadas e identificar golpes. O Google agora amplia essa funcionalidade para também identificar fraudes envolvendo criptomoedas, vale-presentes, cobranças de pedágio, falsificação de identidade e suportes técnicos falsos.
Além disso, o Google está implementando “chaves de verificação” para ajudar a validar a autenticidade dos contatos salvos. Esta função permitirá ao usuário confirmar se o chamador é realmente uma pessoa de sua lista de contatos ou se trata de uma falsificação, como números clonados ou contatos feitos através de dispositivos suspeitos. Esta tecnologia utiliza criptografia de ponta a ponta e estará disponível para dispositivos a partir do Android 10 ainda este ano.
Disponibilidade das Atualizações
Essas novas funções foram desenvolvidas para prevenir que os usuários se tornem vítimas de fraudes ao serem induzidos a baixar aplicativos comprometidos ou a liberar permissões de segurança indevidas. Também visa evitar que caiam em golpes durante chamadas telefônicas ou através de mensagens.
Esses recursos de proteção já estão acessíveis para dispositivos com Android 16, ampliando a segurança de usuários contra ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas.
Com estas novas implementações, o Google reforça seu compromisso com a segurança dos usuários, trazendo soluções inovadoras que asseguram uma utilização mais tranquila e protegida dos dispositivos Android.