Andinho promove convenção em Arraial do Cabo, apesar de condenação por improbidade

Ex-prefeito Andinho Brito (UNIÃO)

: Ex-prefeito Andinho Brito tem convenção marcada mesmo após condenação por improbidade administrativa

O ex-prefeito de , Andinho Brito (UNIÃO), está enfrentando dificuldades para continuar na disputa eleitoral devido a sua condenação por improbidade administrativa. O ex-prefeito foi condenado pela juíza do município, Juliana Goncalves Figueira, antes de se aposentar em março deste ano. Mesmo com essa condenação, Andinho mantém a pré-candidatura a prefeito e está convocando eleitores para a convenção partidária que acontece nesta sexta-feira (2).

A suspeita é que Ton Porto assuma a candidatura pela chapa, com o apoio de Andinho Brito. A convenção está marcada para às 18h, no Tupy Esporte Clube. Essa estratégia de aliança pode ser uma forma de contornar a situação do ex-prefeito, que está impedido de se candidatar devido à condenação por improbidade administrativa.

Outro político envolvido em escândalos que está convocando eleitores para a convenção é Marquinhos de Nicomedes. Ele foi preso durante a operação “A Toque de Caixa”, deflagrada em junho deste ano, que desmantelou um esquema criminoso no município de Arraial do Cabo. Mesmo estando preso pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, desvio de recursos públicos, crimes da lei de licitações e falsidade ideológica, Marquinhos está sendo pré-candidato a vereador e busca levar seu grupo político para a convenção.

No entanto, o pedido de habeas corpus feito por Marquinhos para participar da convenção foi negado pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e ele continuará preso até o julgamento.

Andinho Brito afirma que não há impedimento para sua candidatura, pois segundo ele, a condenação estabeleceu apenas multa civil, não suspensão de direitos políticos. Ele também aponta que houveram irregularidades no processo e acredita que a sentença será anulada. O ex-prefeito garante que sua situação não afeta sua esfera eleitoral.

Vale ressaltar que, de acordo com a Lei Complementar 64/1990, a inelegibilidade é estabelecida para condenados à pena de suspensão de direitos políticos por atos dolosos de improbidade administrativa com enriquecimento ilícito e dano ao erário.

Apesar das polêmicas envolvendo os políticos locais, a população de Arraial do Cabo espera que as eleições municipais tragam renovação e projetos que beneficiem o município. As convenções partidárias são importantes momentos para que os candidatos apresentem suas propostas e conquistem o apoio dos eleitores.

É necessário aguardar e acompanhar de perto o desenrolar dessa situação, para saber quais serão os desdobramentos e impactos nas eleições municipais em Arraial do Cabo. A população espera por uma política mais íntegra e comprometida com o desenvolvimento do município.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]