Amazônia em Casa, Floresta em Pé inicia inscrições

Amazônia em Casa, Floresta em Pé
Amazônia em Casa, Floresta em Pé com natureza exuberante
Foto: Instagram | Amazônia em Casa, Floresta em Pé

O programa intitulado “Amazônia em Casa, Floresta em Pé” (ACFP), que tem como objetivo promover os negócios relacionados à sociobiodiversidade amazônica, está com um novo ciclo de inscrições abertas. Os empreendimentos interessados têm até o dia 30 de setembro para se candidatar, com foco em empresas que buscam se destacar no mercado digital. As iniciativas terão a oportunidade de desenvolver estratégias voltadas à conexão com o consumidor final, contando com a parceria do Mercado Livre.

Neste novo ciclo, serão selecionados um total de 65 negócios. Para participar, as empresas devem estar em uma fase de tração ou iniciando suas atividades no mercado, além de ter parte ou a totalidade das suas cadeias produtivas na Amazônia Brasileira. Essa diretriz permite que empresas que utilizem insumos da região, mas que finalizem seus produtos em outros lugares do Brasil, igualmente se inscrevam.

Nos últimos dois anos, o programa gerou um montante de R$ 3,2 milhões em vendas. As inscrições podem ser realizadas através do site www.amazoniaemcasa.org.br.

Amazônia em Casa, Floresta em Pé com produtos da Amazônia
Foto: Instagram | Amazônia em Casa, Floresta em Pé

Atualmente, o programa ACFP conta com 50 negócios diversificados em segmentos como alimentação, bebidas e cosméticos. Marcas notórias estão entre os participantes, incluindo a Manioca, que se dedica à produção de alimentos naturais; a MOMA, focada em biocosméticos; a SoulBrasil, com molhos, pimentas e geleias; a Warabu, especializada em chocolates; a Café Apuí, que produz café agroflorestal; e a Inatú, que oferece óleos vegetais e produtos naturais.

“A Amazônia brasileira possui uma vasta área de mais de cinco milhões de quilômetros quadrados. Essa extensa dimensão realmente impõe desafios logísticos e comerciais para o empreendedorismo local, afetando tanto a capacidade produtiva quanto os preços. Nossa intenção é proporcionar a esses negócios um programa que os torne mais competitivos e que facilitamos o acesso a plataformas e informações que conectem seus produtos a um número crescente de consumidores”, afirma Whilla Castelhano, Gerente de Programas do Climate Ventures, que idealizou a iniciativa em parceria com o Idesam e AMAZ.

Amazônia em Casa, Floresta em Pé com iniciativas sustentáveis
Foto: Instagram | Amazônia em Casa, Floresta em Pé

Amazônia em Casa, Floresta em Pé, em números:

  • Quarenta e cinco negócios têm mulheres à frente em cargos de liderança, diretoria ou em posições de tomada de decisão, e 36 possuem pessoas negras, pardas ou indígenas nesses mesmos papéis;
  • Vinte e sete negócios já obtiveram certificações de qualidade e/ou têm um impacto positivo no meio ambiente;
  • Sete empresas estão preparadas para exportar;
  • Seis mil seiscentas e setenta e quatro famílias são beneficiadas positivamente pelas iniciativas apoiadas pelo programa.

Desenvolvimento e Conscientização

Os negócios que forem selecionados receberão suporte em forma de capacitações e mentorias. Além disso, participarão de palestras, feiras e eventos voltados para o mundo dos negócios. O principal objetivo é fomentar, junto aos empreendedores, estratégias que abrangem marketing, comunicação e conscientização, estimulando o mercado a aumentar o consumo de produtos provenientes de empresas que têm um compromisso com a geração de impactos positivos para o bioma amazônico.

Amazônia em Casa, Floresta em Pé com iniciativas inovadoras
Foto: Instagram | Amazônia em Casa, Floresta em Pé

De acordo com Whilla Castelhano, “o ACFP se torna um agente de conhecimento que prepara os negócios ligados à sociobiodiversidade amazônica voltados ao setor B2C. Acreditamos que essas iniciativas podem fazer uma diferença significativa na preservação da floresta e que existe um mercado consumidor disposto a conhecer e valorizar seus produtos”.

Para ficar por dentro das últimas atualizações, siga “Amazônia em Casa, Floresta em Pé” no Instagram.

Amazônia em Casa, Floresta em Pé com projetos sustentáveis
Amazônia em Casa, Floresta em Pé com iniciativas inovadoras

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]