Advogado analisa os casos mais controversos da eleição em Búzios, na Região dos Lagos

Advogado avalia casos mais polêmicos da disputa eleitoral da Região dos Lagos | Política Costa do Sol

Búzios: Advogado analisa casos mais polêmicos da disputa eleitoral da Região dos Lagos

No dia 18 de julho de 2024, o advogado Pedro Canellas, especializado em Direito Eleitoral, participou do 129º episódio do RC Cast, podcast em parceria com O Dia. Durante a conversa, Canellas discutiu sobre as regras da pré-campanha, convenções e campanha eleitoral.

O advogado também fez comentários sobre alguns casos polêmicos de pré-candidaturas na Região dos Lagos, como os casos de Marquinho Mendes em Cabo Frio, Andinho Brito em Arraial do Cabo e Cláudio Chumbinho em São Pedro da Aldeia.

Marquinho Mendes, Cabo Frio

O primeiro caso abordado por Pedro Canellas foi o de Marquinho Mendes, que teve sua candidatura impugnada em 2016. Segundo Canellas, se na época o pré-candidato tivesse ouvido sua opinião, Cabo Frio não teria passado por uma eleição suplementar, pois ele havia alertado que Mendes não tinha condições de concorrer.

O advogado compartilhou que Marquinho consultou-o há algum tempo e, naquela ocasião, o político tinha apenas dois processos contra si. No entanto, depois disso, ele foi condenado pelo Tribunal de Contas e teve duas contas reprovadas pela Câmara de Vereadores de Cabo Frio, o que, na visão de Canellas, tornará difícil o registro da candidatura de Marquinho Mendes.

Andinho Brito, Arraial do Cabo

Em relação ao caso de Andinho Brito, ex-prefeito e pré-candidato em Arraial do Cabo, Pedro Canellas afirmou não ter um conhecimento aprofundado. No entanto, baseado no que leu sobre o assunto, viu que Brito teve duas contas reprovadas, uma em 2023 e outra em 2021. Na opinião do advogado, esse fator pode prejudicar bastante a candidatura de Andinho Brito.

Cláudio Chumbinho, São Pedro da Aldeia

Sobre Cláudio Chumbinho, ex-prefeito e pré-candidato de São Pedro da Aldeia, Canellas comentou que, dos três casos analisados, este seria o “menos complicado”. Ele explicou que o ex-prefeito teve duas condenações, uma das quais já expirou. Segundo Canellas, a outra condenação não geraria inelegibilidade para Cláudio Chumbinho.

No decorrer da conversa, Pedro Canellas também falou sobre o caso de Alexandre Martins, que chegou a ser afastado durante dois meses e meio. Além disso, outros temas, como os royalties de Búzios, foram abordados durante o podcast.

Entrevista completa

Você pode conferir a entrevista completa no vídeo abaixo:

Ouça a entrevista completa com Pedro Canellas

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]