Sign In

Advogado analisa os casos mais controversos da eleição em Búzios, na Região dos Lagos

Advogado analisa os casos mais controversos da eleição em Búzios, na Região dos Lagos

Búzios: Advogado analisa casos mais polêmicos da disputa eleitoral da Região dos Lagos

No dia 18 de julho de 2024, o advogado Pedro Canellas, especializado em Direito Eleitoral, participou do 129º episódio do RC Cast, podcast em parceria com O Dia. Durante a conversa, Canellas discutiu sobre as regras da pré-campanha, convenções e campanha eleitoral.

O advogado também fez comentários sobre alguns casos polêmicos de pré-candidaturas na Região dos Lagos, como os casos de Marquinho Mendes em Cabo Frio, Andinho Brito em Arraial do Cabo e Cláudio Chumbinho em São Pedro da Aldeia.

Marquinho Mendes, Cabo Frio

O primeiro caso abordado por Pedro Canellas foi o de Marquinho Mendes, que teve sua candidatura impugnada em 2016. Segundo Canellas, se na época o pré-candidato tivesse ouvido sua opinião, Cabo Frio não teria passado por uma eleição suplementar, pois ele havia alertado que Mendes não tinha condições de concorrer.

O advogado compartilhou que Marquinho consultou-o há algum tempo e, naquela ocasião, o político tinha apenas dois processos contra si. No entanto, depois disso, ele foi condenado pelo Tribunal de Contas e teve duas contas reprovadas pela Câmara de Vereadores de Cabo Frio, o que, na visão de Canellas, tornará difícil o registro da candidatura de Marquinho Mendes.

Andinho Brito, Arraial do Cabo

Em relação ao caso de Andinho Brito, ex-prefeito e pré-candidato em Arraial do Cabo, Pedro Canellas afirmou não ter um conhecimento aprofundado. No entanto, baseado no que leu sobre o assunto, viu que Brito teve duas contas reprovadas, uma em 2023 e outra em 2021. Na opinião do advogado, esse fator pode prejudicar bastante a candidatura de Andinho Brito.

Cláudio Chumbinho, São Pedro da Aldeia

Sobre Cláudio Chumbinho, ex-prefeito e pré-candidato de São Pedro da Aldeia, Canellas comentou que, dos três casos analisados, este seria o “menos complicado”. Ele explicou que o ex-prefeito teve duas condenações, uma das quais já expirou. Segundo Canellas, a outra condenação não geraria inelegibilidade para Cláudio Chumbinho.

No decorrer da conversa, Pedro Canellas também falou sobre o caso de Alexandre Martins, que chegou a ser afastado durante dois meses e meio. Além disso, outros temas, como os royalties de Búzios, foram abordados durante o podcast.

Entrevista completa

Você pode conferir a entrevista completa no vídeo abaixo:

Ouça a entrevista completa com Pedro Canellas

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Related Posts