Notice: Function is_single was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the listeo_core domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio listeo foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio kirki foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
O que é um leão-marinho e onde eles vivem? | Guia Região dos Lagos

Sign In

O que é um leão-marinho e onde eles vivem?

Elefante-marinho-do-sul via Antoine Lamielle/Wikimedia Commons

Os elefantes-marinhos, que pertencem ao grupo dos mamíferos, são notáveis por seu tamanho grandioso e suas características físicas marcantes. O termo “elefante-marinho” é derivado do nariz inflável dos machos adultos, que se assemelha à tromba de um elefante.

Existem duas espécies registradas de elefantes-marinhos: o elefante-marinho-do-norte e o elefante-marinho-do-sul, que predominantemente habitam as regiões costeiras do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico.

O que é um elefante-marinho e de onde eles são?

Com adaptações que favorecem a vida no meio aquático, os elefantes-marinhos destacam-se como nadadores e mergulhadores excepcionais, capazes de atingir grandes profundidades em busca de alimento, que inclui peixes e lulas.

Durante a época de reprodução, esses mamíferos realizam migrações em grandes grupos para as praias, onde ocorrem disputas territoriais. O nome “elefante-marinho”, como mencionado anteriormente, provém do grande órgão nasal presente nos machos, que é utilizado para emitir rugidos fortes e agressivos durante o período reprodutivo.

Se a intimidação não surtir efeito, as disputas podem levar a confrontos físicos intensos e sangrentos. Uma vez definido o território, os machos conseguem reunir de 40 a 50 fêmeas, que possuem uma constituição muito menor em comparação a eles.

Filhote de elefante-marinho-do-sul retratado via Wikimedia Commons
Filhote de elefante-marinho-do-sul retratado via Wikimedia Commons

Os machos de ambas as espécies podem alcançar comprimentos em torno de 6 metros e pesar cerca de 4 toneladas, enquanto as fêmeas têm aproximadamente 3 metros de comprimento e podem pesar até 800 kg. O ciclo reprodutivo das fêmeas é marcado por dar à luz um único filhote a cada ano, durante o inverno no hemisfério norte, após um período de gestação que dura cerca de 11 meses.

Leia também:

Elefante-marinho-do-norte

Os elefantes-marinhos-do-norte (Mirounga angustirostris) são encontrados nas águas do Pacífico Norte, desde a região da Baja California, no México, até o Golfo do Alasca e as Ilhas Aleutas. Preferindo ilhas a locais no continente americano, seus grupos de reprodução migram para lugares como Año Nuevo, Point Reyes e Piedras Blancas.

Elefante-marinho-do-norte retratado via Grendelkhan/Wikimedia Commons
Elefante-marinho-do-norte retratado via Grendelkhan/Wikimedia Commons

Os indivíduos dessa espécie nascem com uma pelagem de coloração preta, que é eliminada quando eles são desmamados de suas mães, por volta de um mês após o nascimento. Após essa troca, uma pelagem cinza-prateada é revelada, que se transforma em uma pelagem marrom prateada dentro de um ano.

Elefante-marinho-do-sul

Os elefantes-marinhos-do-sul (Mirounga leonina) habitam as águas do Oceano Antártico, em torno do continente antártico e na maioria das ilhas subantárticas. Eles apresentam uma pelagem que pode variar entre amarelada a marrom-acinzentada. Anualmente, essa espécie passa por um processo de troca de pelagem, onde perdem a pelagem antiga e a camada inferior da pele, antes de crescer uma nova pelagem que ocorre ao longo de um mês.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques