Abandono no Canil Municipal de Cabo Frio é Denunciado por Protetores de Animais
Um grupo de protetores de animais está levantando a voz contra o que considera um abandono no Canil Municipal de Cabo Frio, situado na Fazenda Campos Novos, na localidade de Tamoios. Os relatos indicam que o espaço encontra-se em condições precárias, com vegetação alta e acúmulo excessivo de fezes nas baias e fossas.
A primeira denúncia chegou ao Portal na última sexta-feira, dia 22, mas informações sobre as “péssimas condições” desse canil não são novidades. Em julho deste ano, a vereadora Carol Midori (UNIÃO) já havia exposto nas redes sociais um cenário alarmante de “abandonos e negligência em relação aos animais”, afirmando que os animais estavam expostos a condições insalubres, sem o atendimento necessário.
No mesmo dia da última denúncia, uma protetora registrou vídeos que mostravam a dificuldade de acesso às baias devido ao mato alto. “Parece que estão cortando a grama hoje, provavelmente por conta da pressão que nós, as protetoras, temos exercido”, comentou uma das ativistas envolvidas na causa.
Imagens adicionais exibiram o estado deplorável das baias, evidenciando a quantidade excessiva de fezes acumuladas, o que, segundo as protetoras, caracteriza uma situação de abandono. “Quem sabe, com a divulgação deste problema, alguém não tome a iniciativa de enviar profissionais para cuidar dos animais de forma adequada”, desabafou uma protetora que está engajada na defesa dos animais.
Em resposta às acusações, a prefeitura de Cabo Frio esclareceu que o serviço de capinagem estava programado para ser realizado na sexta-feira, dia 22, e que a limpeza das fossas está agendada para segunda-feira, dia 25. Além disso, a administração municipal refutou as alegações de abandono, afirmando que o canil recebe manutenções frequentes. Em nota, a prefeitura declarou:
“A Prefeitura de Cabo Frio afirma que a denúncia sobre o abandono do Canil Municipal não procede. O local é submetido a manutenções constantes realizadas pela equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca. Na sexta-feira (22), toda a área passou por corte de grama e remoção da vegetação. A limpeza da fossa já está para ser realizada na segunda-feira (25). Quanto à limpeza e higienização das baias, essas são feitas diariamente pela equipe do Canil Municipal.”
O Canil Municipal abriga atualmente cerca de 170 cães e 20 gatos, conforme informações fornecidas pela prefeitura. A recepção de novos animais está suspensa, uma diretriz imposta pelo Ministério Público. Todos os animais alojados recebem cuidados veterinários diários, mesmo aos sábados, domingos e feriados.
As denúncias sobre a situação do Canil Municipal de Cabo Frio têm ganhado cada vez mais repercussão nas últimas semanas, evidenciando a preocupação da sociedade civil em garantir que os direitos dos animais sejam respeitados. Organizações de proteção animal estão se mobilizando e intensificando as ações na busca pela melhoria das condições desses abrigos.
Enquanto isso, a população se manifesta nas redes sociais, pedindo ações mais efetivas por parte da administração pública. Muitos cidadãos já expressaram indignação com o tratamento dispensado aos animais, clamando por maior fiscalização e melhorias nas instalações que acolhem esses seres vulneráveis.
Com a aproximação da data de limpeza da fossa, que foi prometida pela prefeitura, o único desejo dos protetores é que a promessa se concretize e que a situação do canil não só melhore temporariamente, mas que se estabeleçam processos que garantam um cuidado contínuo e adequado aos animais lá abrigados.
A comunidade de Cabo Frio acompanhará atentamente as próximas ações da prefeitura, na expectativa de que são tomadas as devidas providências para que os bichinhos possam desfrutar de um ambiente limpo e saudável, tendo seus direitos como seres sencientes respeitados e garantidos.
Além de um espaço apropriado, o bem-estar dos animais deve ser uma prioridade em qualquer abrigo, e que a efetividade nas ações da prefeitura poderá ser um divisor de águas para a vida desses animais que merecem um lar seguro e afetuoso.
Com as vozes dos defensores dos direitos dos animais ecoando, as esperanças são de que melhorias reais sejam implementadas e que a verdadeira essência da proteção animal prevaleça em Cabo Frio.
Fonte: Guia Região dos Lagos