“`html
Alok e Músicos Indígenas se Destacam no Grammy Latino 2024
No dia 19 de abril, Alok lançou seu álbum intitulado “O Futuro é Ancestral”, resultado de mais de 500 horas de trabalho em estúdio, colaborando com mais de 50 músicos indígenas. Uma das faixas do projeto, “Pedju Kunumigwe”, foi indicada ao Grammy Latino 2024, a principal premiação internacional de música para artistas da América Latina.
A canção “Pedju Kunumigwe” disputa o prêmio na nova categoria ‘Melhor Performance de Música Eletrônica Latina’. Este trabalho não se limita à música; ele conta também com a participação de líderes da etnia Guarani Nhandewa, originários do Território Indígena Ywy Porã (Posto Velho) e da TI Indígena Narã’i (Laranjinha), ambas situadas no norte do Paraná. A canção é marcada por seis vozes indígenas: Fiiko Camargo, Igor Camargo, Uanderson Jacinto Camargo, William Campos, Everton Lourenço e Micael Gwyrapadju.
A letra de “Pedju Kunumigwe” é um apelo às crianças, convidando-as a ouvir o sagrado canto dos pássaros: “Venham, vamos ver juntos!” Confira o clipe abaixo:
Conforme a Apib, a contribuição dos povos Guarani Nhandewa e Kaingang para a criação do álbum “O Futuro é Ancestral” teve início no Acampamento Levante pela Terra, realizado em 2021. Este projeto visa promover a visão de mundo dos povos indígenas por meio da arte musical, além de ressaltar a força e a beleza das canções e a sabedoria da cultura ancestral brasileira. Alok comenta: “A melhor maneira de reconectar com a natureza é através da música dos povos indígenas. O futuro pode ser tecnológico e sustentável, mas, para alcançar isso, precisamos ouvir a voz da floresta e co-criar as soluções.”
Outro destaque na cerimônia que ocorrerá nesta quinta-feira (14) em Miami, nos Estados Unidos, é a presença do Brô MC’s, o primeiro grupo de rap indígena brasileiro, que se apresentará no evento. O público poderá ouvir o sucesso “Jaraha”, também incluído no álbum colaborativo com Alok.
Os integrantes do Brô MC’s são rappers de Mato Grosso do Sul: Kelvin Mbaretê, Bruno Veron, Clemersom Batista e Charlie Peixoto. Natural de Dourados, eles pertencem à etnia Guarani Kaiowá e possuem uma trajetória de mais de uma década na música.
Na mesma categoria de ‘Melhor Performance de Música Eletrônica Latina’, Alok disputa também com a faixa “Drum Machine”, produzida em parceria com o DJ Pickle, além de outras músicas de renomados artistas como “La Ceniza” – Ale Acosta e Valeria Castro, “Bzrp Music Sessions, Vol. 53 (Tiësto Remix)” – Bizarrap e Shakira, e “BAMBOLE” – Vikina Featuring Deorro.
O artista faz parte de uma lista de concorrentes brasileiros, incluindo nomes como Anitta, Xande de Pilares, Gloria Groove, Lulu Santos e Iza, que foram indicados em diferentes categorias. A cerimônia do Grammy Latino começará às 21h (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo pelo Canal BIS (TV fechada), pelo canal oficial do Latin Grammy no YouTube e também pelo Globoplay.
“`