Como restaurar arquivos excluídos da lixeira do computador

Como recuperar arquivos apagados da lixeira do PC • Aplicativos e Software • Tecnoblog

“`html

Recuperação de arquivos excluídos da lixeira do PC: saiba como

Se você acidentalmente apagou arquivos e deseja recuperá-los, existem algumas opções disponíveis no Windows. Uma delas é a restauração de um ponto de recuperação, contanto que você tenha feito um backup antes da exclusão dos itens. Outra maneira eficaz é utilizar o utilitário Windows File Recovery, que realiza uma varredura na unidade de disco à procura de arquivos que foram excluídos permanentemente.

A seguir, abordaremos como é possível restaurar arquivos que foram eliminados no Windows.

Utilizando um ponto de restauração

O procedimento abaixo só será efetivo se você tiver criado um backup do seu sistema antes da exclusão dos arquivos. Para prosseguir, verifique se existe um ponto de restauração do Windows disponível.

1. Acesse a pasta “Meu computador”

Na barra de pesquisa do Windows, procure por “Meu computador” e utilize-o para abrir a pasta.

2. Acesse as propriedades da unidade de disco

Com o botão direito clique na unidade que continha os arquivos deletados e escolha “Propriedades”.

3. Abra a guia de versões anteriores

Na guia “Versões anteriores”, selecione um backup realizado antes da exclusão dos arquivos ou pastas. Clique em “Abrir” para restaurá-los.

4. Navegue pelas pastas para localizar os arquivos

Dirija-se ao mesmo diretório onde os itens estavam antes de serem deletados e salve-os em uma nova pasta no PC para concluir a recuperação.

Uma alternativa é baixar o aplicativo Windows File Recovery, disponível gratuitamente na Microsoft Store, para sistemas que operam com Windows 10 (2004) ou versões mais recentes. Para a utilização, é necessário inserir um comando específico para procurar documentos que foram perdidos.

A estrutura do comando é composta por winfr unidade origem: unidade destino: /modo /n \caminho da pasta\ e você deve alterar:

  • “unidade origem”: referente à letra da unidade onde estavam os arquivos, por exemplo, “C”;
  • “unidade destino”: letra de uma unidade de disco diferente, como “E”;
  • “modo”: deve ser “regular” para unidades NTFS ou “extensive” para outros tipos de formatação;
  • “caminho da pasta”: endereço dos diretórios indicados na barra de cabeçalho do Windows.

Como exemplo, seria inserido winfr C: E: /regular /n \Users\igor\Videos\ para recuperar arquivos deletados que estavam na pasta “Videos” na unidade C, salvando-os na unidade E.

1. Abra o Windows File Recovery

Busque por “Windows File Recovery” na barra de pesquisa do Windows para abrir o aplicativo e começar a restauração de arquivos que não estão mais na lixeira.

2. Insira o comando no CMD para definir os parâmetros

Digite o comando de acordo com as letras das unidades de disco, o tipo de formatação da unidade de origem e o local onde os arquivos excluídos estavam. É essencial escolher uma unidade de disco de destino distinta da origem para evitar sobrescrever dados.

3. Confirme as informações e autorize a varredura

Verifique as informações fornecidas, digite “y” e pressione Enter para restaurar os arquivos deletados. Um tempo de espera será necessário para a conclusão da varredura do Windows File Recovery.

4. Navegue na unidade de destino e busque os itens recuperados

Vá até a unidade de origem e procure por pastas com o nome “Recovery”. Em seguida, vá acessando os diretórios até encontrar os arquivos que foram restaurados.

Por que não consigo restaurar um arquivo apagado da lixeira?

Existem situações em que a recuperação dos arquivos da lixeira pode falhar. Algumas das principais causas para isso incluem:

  • Ausência de backup: sem um ponto de restauração criado, a recuperação não será possível;
  • Backup feito tardiamente: a recuperação só será bem-sucedida se o backup ocorrer antes da exclusão dos itens;
  • Sobrescrita de dados: arquivos novos podem ter sobrescrito os excluídos, impossibilitando a restauração;
  • Comandos incorretos: confirme se o comando utilizado no Windows File Recovery está adequado e com os parâmetros certos;
  • Arquivos danificados: existe a possibilidade de que arquivos recuperados estejam corrompidos, tornando-se inacessíveis;
  • Arquivos não localizados: pode ocorrer que as tentativas de recuperação não consigam encontrar os arquivos eliminados.

É possível recuperar arquivos após a formatação do PC?

Sim, a possibilidade de recuperação depende de como a formatação foi realizada e do que foi feito no computador após esse processo. Formatações completas tornam a recuperação mais complicada, pois podem apagar dados anteriores. O uso intensivo do PC após a formatação pode acarretar riscos de sobrescrita ou corrupção dos dados.

Dessa forma, você terá uma chance maior de recuperação de arquivos deletados após a formatação se a formatação for rápida e se você executar o processo antes de salvar ou baixar novos arquivos.

Risco de corrupção após a recuperação de arquivos

Sim, especialmente se os arquivos foram excluídos há um longo período. Por esse motivo, recomenda-se que a recuperação ocorra o mais rápido possível e que o uso da unidade de armazenamento seja minimizado após a exclusão.

Uso de programas para recuperação de arquivos deletados

Com certeza! Você pode se utilizar de programas específicos para recuperação de arquivos como Recuva, EaseUS Data Recovery e Disk Drill. Esses softwares têm versões gratuitas, com funcionalidades limitadas, e oferecem suporte para sistemas Windows e macOS.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]