“`html
Havaianas e IPÊ celebram duas décadas de parceria em prol da biodiversidade
As renomadas Havaianas, sandálias emblemáticas do Brasil, também se destacaram como pioneiras em iniciativas de marketing social no país. Há duas décadas, a marca firmou uma das suas primeiras colaborações com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma instituição com o propósito de preservar a biodiversidade brasileira, introduzindo uma linha que direciona 7% das vendas para projetos ambientais.
Desde o início dessa parceria, 55 espécies ameaçadas de extinção do Brasil foram retratadas em mais de 60 modelos de chinelos temáticos. Nesta temporada, o foco das novas coleções é a água, com destaque para dois animais emblemáticos da Amazônia: o boto-cor-de-rosa, fundamental para indicar a saúde dos corpos hídricos, e o papagaio maracanã-açu, cuja função é crucial na propagação de sementes de árvores nativas. Com um design contemporâneo e vibrante, as novas estampas preservam a tradição da Havaianas, mesclando estilo e responsabilidade ambiental.
Os chinelos estão disponíveis no site oficial da Havaianas e nas lojas físicas da marca, com o preço de R$ 64,99, e opções de tamanhos que variam de 33/34 a 43/44.
Ao longo dos anos, por meio da linha Havaianas IPÊ, foram vendidos mais de 16 milhões de pares de sandálias, possibilitando o repasse de R$ 10,6 milhões ao instituto, o que favoreceu projetos importantes voltados à conservação do bioma amazônico e outros como o Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado.
“A parceria com a Havaianas foi essencial para democratizar o conhecimento sobre a riqueza da biodiversidade brasileira. Transformar os chinelos em um canal de informação sobre nossas espécies foi uma abordagem inovadora e ousada em 2004. A marca reconheceu a relevância dessa colaboração e, desde então, colaboramos na criação de produtos de forma conjunta, desde a idealização até a distribuição nas lojas, o que também ajuda a transmitir a nossa mensagem tanto nacional quanto internacionalmente, estimulando o orgulho pela nossa natureza,” afirma Andrea Peçanha, gestora da parceria pelo IPÊ.
O apoio financeiro gerado pelas vendas da linha Havaianas IPÊ contribui com várias iniciativas desenvolvidas pelo instituto, através do estabelecimento de um fundo que visa fortalecer e garantir a sustentabilidade da instituição.
Por meio dessa colaboração, o IPÊ conseguiu avançar em inovações socioambientais, expandir o número de profissionais dedicados à causa, além de aumentar a abrangência e o impacto de seus projetos em diversos biomas brasileiros. Além do mais, a parceria amplificou a visibilidade do Instituto, tanto para o público brasileiro quanto internacional, assim como das espécies nativas pelas quais a organização trabalha, atuando também como um instrumento de educação.
“A sinergia entre nossa habilidade de diálogo com a sociedade e o comprometimento e a expertise do IPÊ nas questões ambientais tem propiciado resultados significativos e estruturais para a biodiversidade no Brasil. Tornar isso acessível ao consumidor, utilizando a moda como um vetor de visibilidade para a causa, implica que ele pode se integrar ao movimento, engajando-se com esse propósito por meio de suas escolhas de consumo,” complementa Juliana Soncini, Diretora de Marca da Havaianas Brasil.
“`