Descoberto processo de produção em larga escala de concreto com emissão zero

concreto emissões

Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram um método para produzir concreto de baixas emissões em grande escala. O concreto é o segundo material mais utilizado no planeta e é responsável por aproximadamente 7,5% das emissões de carbono causadas pela queima de combustíveis fósseis.

O novo método combina duas técnicas: o uso de concreto reciclado e a utilização de um Forno Elétrico a Arco. O Forno Elétrico a Arco é utilizado na reciclagem do aço e os pesquisadores descobriram que o cimento usado para a produção do concreto pode substituir efetivamente o fluxo de cal, que normalmente acaba como um resíduo conhecido como escória.

Ao substituir a cal pelo cimento usado, é possível obter um cimento reciclado que pode ser utilizado na produção de um novo concreto com baixas emissões. Além disso, o processo não acrescenta custos significativos ao concreto e contribui para a redução das emissões tanto do concreto como do aço.

Segundo os pesquisadores, a mesma técnica poderia produzir cimento com emissão zero se o Forno Elétrico a Arco fosse alimentado por energia renovável. No entanto, eles ressaltam que é necessário reduzir também a quantidade de cimento e concreto utilizados, pois o cimento é responsável por quase 90% das emissões de concreto.

Apesar das pesquisas em busca de substitutos para o cimento ao longo dos últimos anos, ainda não existem alternativas suficientes para suprir a demanda global, que é de cerca de quatro bilhões de toneladas por ano. Por isso, os pesquisadores acreditam que é necessário pensar fora da caixa para chegar a emissões zero.

O processo desenvolvido pelos pesquisadores de Cambridge foi patenteado e garante o direito de exploração comercial. A pesquisa foi publicada na revista Nature e os cientistas destacam a importância de reduzir as emissões poluentes sem deixar de atender à demanda, considerando esse um dos maiores desafios de descarbonização do mundo.

Reutilização das imagens da notícia original:

[Imagem 1: caption=”Imagem 1: Reprodução | YouTube”]
concreto emissõescimento

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]