Quatro opções de receitas para evitar desperdício de alimentos

receitas para aproveitar alimentos

O desperdício de alimentos é uma preocupação global, e o Brasil não está imune a esse problema. Segundo um relatório da ONU, mais de 1 bilhão de refeições foram desperdiçadas em 2022, sendo que cerca de 60% desse desperdício ocorreu no âmbito doméstico.

Para combater esse problema, o projeto GoodTruck Brasil, uma organização não governamental, tem como objetivo estimular a redução do desperdício de alimentos e promover hábitos mais sustentáveis. O projeto destina alimentos saudáveis e nutritivos que seriam descartados pelo comércio e indústria para pessoas que mais precisam. Além disso, busca incentivar o uso integral de todos os ingredientes disponíveis.

Pensando nisso, o GoodTruck Brasil selecionou algumas receitas especiais que podem ser adotadas nas casas das pessoas, evitando o desperdício alimentar de forma criativa e saborosa. Estas receitas são projetadas para aproveitar integralmente os alimentos, fazendo uso das cascas, talos e outros ingredientes que normalmente seriam descartados.

Uma das receitas selecionadas é a de Chips de Casca de Batata. Para fazê-los, você vai precisar das cascas de 2 batatas-doces e 2 cenouras, além de azeite e temperos a gosto. Lave bem as cascas e deixe-as secar. Com o auxílio de um descascador, retire as cascas dos legumes, fazendo tiras longas e grossas. Em uma assadeira, disponha as cascas e regue com azeite e temperos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. As cascas ficarão crocantes após esfriarem, e você pode servir como aperitivo.

Outra receita sugerida é o Bolo de Banana com Casca. Para prepará-lo, você vai precisar de 3 bananas nanicas com casca, açúcar mascavo, leite vegetal, fermento em pó, água com gás, óleo, farinha de trigo e canela em pó. No liquidificador, bata a água gaseificada, o açúcar, o óleo, o leite, as bananas com casca e a canela por 2 minutos. Em uma vasilha, misture a farinha de trigo e o fermento em pó. Despeje a mistura do liquidificador aos poucos sobre a farinha e o fermento, mexendo até incorporar bem. Asse em uma forma untada e enfarinhada, em forno quente a 230 ºC, por aproximadamente 25 minutos. Ao retirar o bolo do forno, salpique-o com uma mistura de 2 colheres de açúcar e 1 colher de canela.

Uma opção deliciosa de aproveitamento é a Geleia de Casca de Mamão. Para fazê-la, você vai precisar de cascas de mamão, açúcar demerara, suco de limão e água. Higienize as cascas do mamão, retire a casca e corte a fruta em cubos pequenos. Em uma panela, adicione os cubos de mamão, o açúcar, o suco de limão e a água. Cozinhe em fogo baixo com a tampa até que os cubos estejam desmanchando. Passe a mistura no liquidificador ou use um mixer até obter uma geleia cremosa. Coloque de volta na panela e aqueça até ferver novamente, deixando alguns minutos para atingir uma consistência cremosa. Coloque a geleia quente em vidros esterilizados, tampe-os e vire-os com a tampa para baixo. Deixe esfriar completamente antes de armazenar em local fresco e protegido da luz.

Por fim, uma sugestão salgada é a Farofa de Folhas e Talos. Você vai precisar de margarina ou óleo, cebola ralada, farinha de mandioca torrada ou farinha de milho, sal e folhas ou talos de vegetais diversos, como beterraba, rabanete e brócolis. Derreta a margarina ou o óleo em uma panela e refogue a cebola até dourar. Adicione as folhas e/ou talos picados, previamente lavados. Acrescente aos poucos a farinha de mandioca ou de milho e o sal, mexendo bem até obter uma mistura homogênea. Cozinhe por alguns minutos até a farofa ficar levemente dourada. Retire do fogo e sirva imediatamente.

Essas receitas são apenas algumas sugestões de como aproveitar integralmente os alimentos, evitando o desperdício. Ao adotar essas práticas em casa, contribuímos para a preservação do meio ambiente e promovemos uma alimentação mais consciente e sustentável. Experimente essas receitas e descubra como é possível transformar ingredientes que seriam descartados em pratos deliciosos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]