Notice: Function is_single was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the listeo_core domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio listeo foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio kirki foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/guiaregiaodoslagos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Grátis: Celebração dos Indígenas em Maricá no Rio | Guia Região dos Lagos

Sign In

Grátis: Celebração dos Indígenas em Maricá no Rio

Dia dos Povos Indígenas tem comemoração gratuita no Rio | Enfoco

Semana Intercultural Indígena celebra o Dia dos Povos Indígenas com eventos gratuitos no Rio de Janeiro

No mês de abril, a Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM) está promovendo a “Semana Intercultural Indígena”, uma série de eventos gratuitos que reúne indígenas de diversas etnias em espaços públicos do Rio de Janeiro. O objetivo é celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 de abril, e oferecer ao público a oportunidade de conhecer e se envolver com a rica cultura dos povos originários do Brasil.

Os eventos, que acontecem em dois finais de semana consecutivos, estão sendo realizados no Parque Lage neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de abril, e nos jardins do Museu da República no próximo fim de semana, dias 20 e 21 de abril. Mais de 400 indígenas de diferentes etnias do Brasil estarão presentes para apresentar suas tradições culturais, através de cantos, danças rituais, exposição e venda de artesanatos, contação de histórias, pintura corporal, exibição de filmes e rodas de conversa sobre questões indígenas.

A programação conta com a participação de 90 expositores indígenas, representando etnias como Guarani, Pataxó, Tukano, Puri, Fulni-ô, Kaingang, Guajajara, Ashaninka, Tikuna, Tupinambá, Baniwa, Waurá, Kamayurá, Yawalapiti, Kayapó, Mehinako, Pankararu, Kariri-Xocó, Karajá, Potiguara, Sateré Mawé, Bororo, Huni-Kuin, Kadiwéu, Kambeba, Kichua, Anambé, Maraguá e Goitacá. O evento será aberto ao público das 9h às 17h em todos os dias de realização.

No Museu da República, serão exibidos dois curta-metragens seguidos de debates. No dia 20, às 14h, será apresentado o filme “Território do Cocar”, seguido de um debate sobre os 200 anos da Independência do Brasil sob a perspectiva dos povos indígenas. No dia 21, também às 14h, será exibido o documentário “Para Berta, com Amor”, que retrata a vida e obra da antropóloga Berta Ribeiro, esposa de Darcy Ribeiro. Após a exibição, haverá um debate sobre a importância do seu legado etnográfico, uma vez que em outubro deste ano ela completaria 100 anos.

Durante o evento, será lançada a campanha “Restauro Já”, na qual os indígenas irão cobrar do governo do estado o cumprimento do compromisso assumido desde 2013 de restaurar o prédio do antigo Museu do Índio, localizado ao lado do estádio do Maracanã. A proposta é que o local seja transformado em um “Centro de Referência da Cultura Viva dos Povos Indígenas”, aberto aos 305 povos indígenas que ainda existem no Brasil.

Em relação à nova nomenclatura, a data comemorativa antes conhecida como “Dia do Índio” passou a ser chamada de “Dia dos Povos Indígenas” a partir de 2023, de acordo com o projeto de lei da ex-deputada federal Joênia Wapichana, atual presidente da Funai.

A “Semana Intercultural Indígena” é realizada desde 2014 pela Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. O evento reúne indígenas de diversas etnias que vivem tanto em áreas urbanas como em aldeias, oferecendo uma oportunidade de encontro e troca de saberes com o público do Rio de Janeiro e visitantes da cidade.

A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem de cada evento. A iniciativa conta com o apoio institucional da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, ICMBio da Floresta da Tijuca, do Museu da República e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Serviço:
– Dia dos Povos Indígenas no Parque Lage
– Entrada franca
– Datas: 13 e 14 de abril (sábado e domingo)
– Horário: das 9h às 17h
– Endereço: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques