Inscrições abertas para capacitação de agentes urbanos de sustentabilidade

agentes socioambientais

A Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) está com as inscrições abertas para a 19ª turma da Formação de Agentes Socioambientais Urbanos na cidade de São Paulo. O curso tem como objetivo formar agentes de transformação que queiram atuar voluntariamente em seus bairros, buscando soluções para os problemas socioambientais da capital paulista.

O conteúdo das aulas abordará a complexidade de São Paulo, apresentando aos participantes os desafios e possíveis soluções para a cidade. A ideia é proporcionar uma base teórica sólida e fornecer ferramentas práticas para a atuação desses agentes. As aulas serão realizadas na sede da Umapaz, localizada no Parque Ibirapuera.

O curso será divido em um Módulo Introdutório e cinco Ciclos de Aprendizagem. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de visitar espaços e movimentos que estão transformando a cidade de São Paulo. A formação será conduzida por profissionais especializados no tema.

No Módulo Introdutório, serão abordados temas como a Carta da Terra no contexto global, a cidade de São Paulo, educação ambiental na formação de coletivos e territórios educativos. Já no Ciclo Bases para Atuação Socioambiental, serão discutidos valores para convivência, o espaço urbano e a história das cidades, educação política como instrumento de transformação, pensamento complexo, território e territorialização das ações, economia e economia solidária, e tolerância na formação da subjetividade.

No Ciclo A Cidade de São Paulo, serão abordados temas como a agenda ambiental no ordenamento territorial, mulheres e a cidade, diversidade e construção de pontes, mobilidade urbana, racismo estrutural no desenho urbano, gestão de resíduos sólidos, biodiversidade na cidade, áreas verdes e parques urbanos, agroecologia e produção de orgânicos em São Paulo, e energia, desenvolvimento e mudanças do clima.

No último ciclo, serão apresentadas ferramentas para atuação socioambiental, como a Pedagogia da Cooperação, necessidades humanas universais e o diálogo, instituições que transformam seus territórios, comunicação não violenta, CANVAS – identificando as necessidades da comunidade, storytelling e engajamento, importância do mapeamento e metodologias integrativas.

Além das aulas teóricas e das visitas aos espaços de transformação da cidade, os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas de transformação na cidade, como a simulação de um parlamento, o mapeamento de afetos, a visita a uma cooperativa de reciclagem e uma visita a uma aldeia indígena.

O curso é aberto a todos os interessados em atuar como agentes locais de transformação de forma autônoma e voluntária. Serão disponibilizadas 40 vagas e um processo de seleção será realizado. O objetivo é reunir um grupo diverso em termos de faixa etária, região da cidade, formação e ocupação, para que haja uma representatividade da pluralidade presente em São Paulo.

A formação terá início em 7 de maio de 2024 e se estenderá até o dia 27 de julho de 2024, com aulas às terças e quintas-feiras, além de alguns sábados. As aulas acontecerão na CEA UMAPAZ e em atividades descentralizadas pela cidade.

Os participantes que cumprirem 75% da carga horária e desenvolverem uma ação socioambiental no território receberão um certificado de conclusão do curso.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril de 2024 e podem ser feitas através do link disponibilizado no texto original da notícia.

(Fonte: Guia Região dos Lagos)

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]