Instituto Terra superou impactos do El Niño na agricultura.

Instituto Terra plantio

Instituto Terra dribla os desafios do El Niño para realizar plantio

O Instituto Terra, organização sem fins lucrativos dedicada à restauração e preservação do meio ambiente, conseguiu superar os desafios impostos pelo El Niño e realizar com sucesso o plantio de mudas em sua temporada de 2023/2024. Mesmo diante de um período de clima mais seco do que o habitual, a instituição implementou estratégias para driblar os efeitos do fenômeno climático e garantir o sucesso da iniciativa.

Durante o período de plantio, que ocorre anualmente durante a estação de chuvas, foram plantadas um total de 103 mil mudas de plantas nativas em uma área de aproximadamente 50 hectares da fazenda Cantinho do Céu. Além disso, mais 110 mil mudas foram plantadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Bulcão. Apesar das adversidades climáticas, o plantio foi considerado um sucesso pelo Instituto Terra.

Uma das estratégias adotadas para garantir o êxito foi o planejamento cuidadoso do plantio, levando em consideração a variação da quantidade de chuva registrada nos anos anteriores. Essa análise permitiu antecipar parte do plantio devido às chuvas acima do esperado em agosto, e ajustar o cronograma de acordo com a escassez de chuvas em novembro.

O uso de caminhões-pipa de prefeituras locais também foi uma medida adotada para driblar a falta de chuvas causada pelo El Niño. Reservatórios foram colocados dentro das áreas de plantio e abastecidos por caminhões-pipa, garantindo a umidade necessária para o desenvolvimento das mudas. Essa ação evitou que a taxa de pegamento das mudas fosse menor.

Além disso, a equipe do Instituto Terra enfrentou outros desafios, como o preparo do solo argiloso em áreas de aclive acentuado, que contribui para o assoreamento do solo e dos córregos. O combate a cipós, bambus e gramíneas também demandou esforços extras por parte da equipe.

Uma inovação adotada pelo Instituto Terra foi o uso do paper pot, um produto feito com papel biodegradável, que acelerou a produção de mudas e facilitou o transporte das mesmas para as áreas de plantio. O uso desse método permitiu dobrar a estocagem em comparação com os tubetes convencionais de plástico, aumentando assim a produção de mudas no viveiro.

Outra novidade relacionada ao viveiro foi a implementação de um sistema automatizado de fertirrigação das mudas. Esse sistema permite a aplicação padronizada de fertilizantes e aumenta a velocidade do trabalho, garantindo um controle eficiente dessa etapa importante na produção de mudas.

O Instituto Terra contribui de forma significativa para a restauração ecossistêmica, o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental no Brasil. Com suas estratégias para enfrentar os desafios impostos pelo El Niño, a organização prova mais uma vez sua capacidade de realizar um trabalho de recuperação ambiental de sucesso. O plantio de mudas é fundamental para potencializar a transformação do meio ambiente, e o Instituto Terra vem cumprindo seu papel com excelência.

(Fonte: Guia Região dos Lagos)

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]