Como Ajustar as Configurações de Privacidade no Windows 11 para Proteger seus Dados
O Windows 11, lançado pela Microsoft como uma versão moderna e com inúmeros recursos inovadores, traz preocupações para alguns usuários devido às suas configurações padrão de privacidade. A coleta excessiva de dados é uma das principais questões levantadas por quem busca mais controle sobre suas informações pessoais. Para auxiliar nessa tarefa, apresentamos sete ajustes essenciais que podem ser feitos no sistema.
Controle de Acesso às Informações da Conta
Por padrão, o Windows 11 permite que aplicativos acessem informações básicas da conta do usuário, como nome e foto de perfil. Para evitar o rastreamento, é possível limitar ou bloquear completamente esse acesso. Isso é feito através das Configurações, em Privacidade e Segurança, onde se pode desligar o acesso total ou ajustar permissão para cada aplicativo individualmente.
Por que desativar?
Essas informações, quando combinadas com outros dados coletados, ajudam a criar um perfil do usuário, algo que muitos preferem evitar.
Controle de Acesso à Localização
A localização geográfica do usuário é um dado bastante utilizado por diversos recursos do sistema para apresentar informações personalizadas, como condições do clima e mapas. Todavia, isso também pode constituir um risco à privacidade, pois permite a criação de um histórico detalhado dos movimentos do usuário.
Como desativar?
Nas Configurações, acesse a seção de Privacidade e Segurança e, em seguida, Localização. Lá, é possível desligar os Serviços de Localização por completo ou ajustá-los para cada aplicativo.
Desative Anúncios Personalizados
O sistema Windows 11 atribui a cada usuário um ID para publicidade, permitindo que anúncios personalizados sejam exibidos com base nas atividades do usuário no sistema.
Por que desativar?
Mesmo sem expor diretamente a identidade do usuário, esse rastreamento coleta dados sobre comportamento e preferências, algo que nem todos estão dispostos a compartilhar.
Como desativar?
Para desativar essa função, vá para Configurações, depois para Privacidade e Segurança, e em Geral, desligue a opção para anúncios personalizados.
Evite Rastreamento de Abertura de Aplicativos
O Windows monitora os aplicativos que são abertos, com o objetivo de otimizar a busca interna e o carregamento dos programas mais utilizados.
Por que desativar?
Esse monitoramento pode criar um histórico detalhado do uso do computador, ameaçando assim a privacidade do usuário.
Como desativar?
Nas Configurações, em Privacidade e Segurança, selecione a opção para Geral e desative o acompanhamento de lançamentos de aplicativos.
Remova Sugestões no App de Configurações
O aplicativo de Configurações do Windows, por padrão, exibe sugestões baseadas no comportamento do usuário. Contudo, essa prática só é possível porque o sistema monitora as interações do usuário.
Como desativar?
Nas Configurações, em Privacidade e Segurança, acesse Geral e desative as sugestões no app de Configurações.
Desative a Coleta de Dados de Diagnóstico Adicional
Além das informações básicas enviadas à Microsoft, o sistema pode coletar dados adicionais, como histórico de navegação e relatórios detalhados de erros.
Por que desativar?
Esses dados não são essenciais para o funcionamento do Windows e, ao serem coletados, compõem um perfil de usuário ainda mais detalhado.
Como desativar?
Vá para Configurações, em Privacidade e Segurança, e selecione Diagnóstico e Comentários. Desative a opção para enviar dados de diagnóstico opcionais e mude a frequência de comentários para “Nunca”.
Com esses ajustes, os usuários do Windows 11 podem desfrutar de uma experiência mais segura e controlada, protegendo melhor sua privacidade.
Fonte da Notícia: [Guia Região dos Lagos](https://olhardigital.com.br/2025/08/07/dicas-e-tutoriais/7-configuracoes-de-privacidade-no-windows-11-para-voce-ajustar-no-pc/)