São Pedro da Aldeia: Festival Mulheres de Sal realiza 4ª edição na cidade
São Pedro da Aldeia, localizado na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, será palco da 4ª edição do Festival Mulheres de Sal nos dias 28 e 29 de junho. A iniciativa tem como objetivo promover o protagonismo feminino na literatura e conta com a participação de autoras e artistas contemporâneas de projeção local e nacional.
O festival busca explorar as diferentes formas de expressão literária, além da escrita, como a oralidade através de rimas, contação de histórias, painéis de debate, performances narrativas e apresentações musicais. A programação inclui atividades para formação de público leitor, como a participação de escolas da rede pública e privada, visando estimular o interesse pelo livro e pela literatura entre o público infantil.
O evento é patrocinado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC RJ) e conta com estrutura adequada para receber pessoas com deficiência, como tradução simultânea em libras, rampas de acesso e banheiros adaptados.
No sábado, haverá uma programação diversificada, com oficinas para autoras e editoras independentes, painéis literários, feira de livros, shows musicais e intervenções artísticas. Um dos destaques do evento será a presença da escritora indígena Geni Núñez, conhecida por abordar as contra-colonialidades de forma descomplicada em suas redes sociais.
O ponto alto da programação será o show “Alfabeto Sonoro” da cantora Letrux. São Pedro da Aldeia é a cidade natal da artista, que conquistou reconhecimento nacional e já se apresentou em grandes palcos.
Os ingressos para o festival são gratuitos e podem ser retirados pelo site Sympla. Para mais informações sobre a programação e outras novidades, é possível acessar as redes sociais oficiais do projeto Mulheres de Sal (@mulheresdesal_).
Confira a programação completa do festival:
Sexta-feira (28):
– 14h: Espetáculo infantil “Cantigas Praieiras” com Sá Soraya
– 15h: Oficina de sensibilização à leitura “Num miado de estrelas” com Bela Lopes
– 16h: Contação de histórias com “Baobazinho”
– Feira Literária durante todo o evento
Sábado (29):
– 14h: Oficina “Arte da palavra: editoras de literatura, modos de fazer, modos de usar” com Editora Cousa
– 15h: Encontro de Terça
– 16h: Areninha literária com contação de histórias para crianças com Carla Nunes
– 16h: Painel literário com autoras indígenas (Geni Núñez, Eliane Potiguara e Eloá Puri)
– 17h: Slam das Donas e palco aberto
– 18h: Beat Livre
– 19h: Apresentação de “Soturna” por Thati Dias
– 20h: Painel literário com autoras negras (Sonia Rosa, Juliana Correia e Sá Soraya)
– 21h: Show de Eloá Puri e banda
– 22h: Show de Letrux com “Alfabeto Sonoro”
– 23h: Cortejo com “Ventarolas”
– Feira Literária durante todo o evento
O Festival Mulheres de Sal acontecerá no Solarium Eventos, localizado na Avenida Porto Feliz, 90, Balneário São Pedro, em São Pedro da Aldeia – RJ. O evento é aberto ao público, mas está sujeito à lotação.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos