1º simpósio cultural em São Pedro da Aldeia discute impactos da abolição da escravatura em 1888

spot_img

São Pedro da Aldeia promove simpósio cultural sobre os desdobramentos da abolição da escravatura

A Prefeitura de irá realizar, no dia 21 de maio, o 1º simpósio cultural sobre os desdobramentos da abolição da escravatura. O evento contará com a presença de especialistas, acadêmicos, lideranças comunitárias, artistas e pesquisadores para discutir o tema. O simpósio terá início às 13h30, na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo. A programação será aberta ao público e os interessados deverão preencher um formulário on-line para participar.

O objetivo do evento é oferecer um espaço para a reflexão crítica e o diálogo aberto, a fim de promover uma compreensão mais profunda sobre a história e a formação da cidade. O tema escolhido também busca preservar a memória histórica e cultural, além de abordar a história de luta e resistência do Quilombo da Caveira de .

No simpósio, os convidados compartilharão seus conhecimentos e vivências, promovendo reflexões sobre os desdobramentos e consequências culturais, históricas e sociais para o povo negro no município e região, após quase quatro séculos de escravatura.

Debates e abordagens

Os debates do simpósio serão moderados pela assessora técnica de políticas culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Cleise Campos. Serão abordados subtemas específicos, considerando a discussão sobre cultura e arte, educação, racismo, intolerância religiosa, ações comunitárias, economia criativa e gastronomia. A intenção é valorizar as grandes contribuições da população negra no Brasil, em diferentes aspectos da sociedade.

Entre os convidados estão o conselheiro municipal de Cultura e líder comunitário do Quilombo da Caveira, Roberto Santos; a artesã, produtora cultural e conselheira de Cultura, Marlúcia Soares; a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Fernanda Costa; as professoras Juliana Pacheco e Silvia Rohen da Coordenação de Educação Quilombola da Secretaria Municipal de Educação; e a assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Josephane Lima.

O simpósio contará com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos, e será realizado na Escola M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, localizada na Estrada da Caveira, S/N, no bairro Botafogo.

Importância da reflexão e do aprendizado

A realização do simpósio é uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e aprendizado. A reflexão sobre os desdobramentos da abolição da escravatura contribui para a valorização da história e cultura afro-brasileira, além de fomentar a discussão sobre questões fundamentais como racismo, intolerância religiosa e ações comunitárias.

O evento é aberto ao público, e os interessados podem participar preenchendo um formulário on-line no site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. A participação no simpósio oferecerá certificado de participação, o que também pode ser um diferencial para enriquecer o currículo.

Foto: Prefeitura de São Pedro da Aldeia

A realização do 1º simpósio cultural sobre os desdobramentos da abolição da escravatura demonstra o compromisso da Prefeitura de São Pedro da Aldeia em promover a diversidade cultural e estimular o debate sobre temas relevantes para a sociedade. A participação da população é essencial para que o evento seja um sucesso e possa contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Acesse o formulário de inscrição para participar do simpósio através do link: https://forms.gle/VWn6AgPBPAAZmdnL6.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]